domingo, 18 de março de 2012

A vitória que faltava para o Tricolor decolar

Há tempos eu não via o São Paulo jogar um clássico como jogou na terde de hoje contra o Santos, no Morumbi, e que venceu heroicamente por 3 a 2.

A equipe comandada pelo técnico Emerson Leão, tão criticado por muitos na mídia esportiva, fez a sua melhor partida neste ano, principalmente por ter como adversário um time tão forte como o Santos, que conta com Ganso, Neymar, Arouca, Borges e companhia. sem contar, meus caros, que enfrentou essa máquina com um jogador a menos durante todo o segundo tempo.

O jogo já dava sinais de que seria eletrizante desde o apito inicial. Mas o São Paulo não deixou o Santos sequer respirar no primeiro tempo.

Foi um verdadeiro baile do São Paulo para cima do Santos.

Além de ter feito uma tremenda marcação no meio de campo, neutralizando as jogadas de Ganso e Neymar, o Tricolor armou um verdadeiro bombardeio ao gol adversário.

Só dava São Paulo.

Não demorou muito e, aos 8 minutos, Casemiro acerta um chute do meio da rua, a bola desvia em Edu Dracena e estufa a rede. 1 a 0 para os donos da casa. 

Depois disso, para aqueles que acreditavam numa reação santista, o São Paulo aumentou ainda mais o ritmo do jogo.

Só o zagueiro Paulo Miranda teve quatro chances de ampliar o placar. Sim, o zagueiro.  

Casemiro ainda se deu ao luxo (se deu ao luxo é ironia, pois poderia ter feito muita falta) de perder gol feito, cara a cara com o goleiro Rafael, em lindo passe do Luis Fabiano, que aproveitou o erro do Íbson no meio de campo.

Aos 22, Lucas recebe na direita, toca para Jadson que faz um corta luz, no estilo Palhinha, e na sequência Cícero emenda uma pancada de fora da área. Até eu gritei gol, mas bola bateu na rede pelo lado de fora.

E a pressão não para por aí. Aos 34, Lucas arranca e lança Jadson que por pouco não marcou o segundo do Tricolor. O santista respirou fundo nesse lance.

Analisando parcialmente, Cortez, Cícero e Lucas jogaram muito na primeira etapa. porém, na minha opinião, o destaque foi para o jovem Rodrigo Caio que, improvisado na lateral direita, fez uma marcação implacável sobre Neymar.

Aliás, Neymar e Ganso mal viram a cor da bola.

Bastava Neymar ameaçar para Rodrigo Caio desarmar.

O único chute a gol da equipe do Santos ocorreu aos 30, com Neymar, mas Denis fez uma baita defesa.

O SEGUNDO TEMPO...

...Começou ainda mais emocionante.

Se o São Paulo abriu o placar aos 8 do primeiro tempo, o Santos descontou aos 6 do segundo com Edu Dracena aproveitando uma falha na zaga tricolor. Aliás, cá entre nós, falha do Casemiro, o autor do gol são-paulino na primeira etapa (vale lembrar).

E as coisas poderiam mudar de figura dois minutos após o gol santista, quando Rodrigo Caio, que até então fazia uma tremenda partida, comete falta dura em Neymar e é expulso justamente.

Nesse momento, o Peixe melhorou bastante, mas ainda é o São Paulo quem dá o tom do clássico.

Provou isso aos 18 minutos, numa tabelinha perfeita entre Lucas e Luis Fabiano. O Fabuloso recebe sozinho, corta o goleiro e sofre o pênalti. Ele próprio bate e coloca o Tricolor novamente à frente no marcador.

Aos 22 minutos, Neymar chuta na gaveta.

Gol do Santos? Nada. Denis pratica outra grande defesa, para alívio do torcedor Tricolor.

Enquanto isso, Lucas se mostrava o maestro do espetáculo.

Chamou a "responsa" para si e entortou a zaga santista diversas vezes.

Era drible pra cá, pedalada para lá, cruzamento, marcação, enfim, fez de tudo no jogo.

Isso porque ele sequer sabia que o técnico da Seleção Brasileira estava presente em uma das tribunas do estádio.

Mas o duelo prometia mais.

Neymar, aos 31, empata novamente depois de outra falha de Casemiro. 2 a 2 no placar.

Sinceramente, pelo que conheço do São Paulo dos últimos três anos, e também por estar com um jogador a menos, achei que o Santos viraria o jogo e sairia com os três pontos.

Enganei-me.

Ao 42 minutos, o craque da partida, recebe belo passe de Cortez na lateral direita, invade a área e cruza para Cortez que, dentro da pequena área chuta para o gol mas acerta a trave. Mas como a bola procura quem sabe, ela cai novamente no pé de Lucas que marca o terceiro gol do clube das três cores, sacramentando a vitória.

Um jogaço de bola.

Ao São Paulo, foi a vitória que faltava para confirmar sua ascensão como equipe.

Já ao Santos, um alerta de que há erros e excesso de confiança. Deve tomar cuidado nessa Libertadores.

Assista aos gols da partida entre São Paulo e Santos

Nenhum comentário: