terça-feira, 16 de dezembro de 2014

São Paulo já conta com Breno para a próxima temporada

A partir do próximo sábado, 20, o zagueiro Breno, do Bayern de Munique, estará finalmente liberado para voltar ao Brasil e vestir a camisa do São Paulo Futebol Clube.
 
Em 2011, o zagueiro foi acusado de incendiar a própria casa em Munique. No ano seguinte, foi condenado a três anos e nove meses de prisão. Em 2013, passou a cumprir regime semiaberto. Depois de quase três anos, a Alemanha concedeu o "Beanstandungsfrei", benefício à pessoa livre de queixas durante a detenção e o jogador enfim poderá dar um rumo à sua vida.
 
Segundo o gerente de futebol do Tricolor Paulista, Gustavo Vieira de Oliveira, e o próprio técnico Muricy Ramalho, a ideia do clube é inicialmente cuidar das questões pscológicas do atleta para depois pensar nele como um "reforço" para o setor defensivo da equipe.
 
Será um trabalho bastante intenso e que requer paciência de todos os lados, pois o torcedor sabe o quanto esse time necessita de um bom zagueiro para iniciar o ano de 2015 e pensar em voos mais altos como títulos. Ao mesmo tempo, o clube entende que não pode enfiar os pés pelas mãos e já colocá-lo para jogar o Campeonato Paulista poderia ser uma fria.
 
É evidente que Breno precisa de um acompanhamento psicológico para se readaptar no futebol e até mesmo na sociedade, já que passou por problemas traumáticos com a depressão e, consequentemente, com a prisão. Na Alemanha as leis são rigorosas e funcionam. E mesmo sendo jogador de um dos maiores clubes do país, Breno não teve nenhuma regalia. Além disso, não deve ser fácil para um estrangeiro ser preso em um país no qual ele sequer fala o idioma. Sem contar que o fato de estar longe da família e dos amigos, o que com certeza potencializa ainda mais a tristeza.
 
O fato é que o São Paulo tem uma equipe fantástica no que diz respeito à recuperação de atletas, sejam elas por problemas físicos ou psicológicos. Não tenho a menor dúvida que o Breno renderá muito para o clube do Morumbi e será um dos grandes nomes desse elenco na Libertadores da América.
 
A torcida são-paulina terá de ter paciência, assim com o atleta também terá de cooperar para que sua recuperação seja rápida e efetiva. Mesmo porque, bom de bola Breno é, basta botar a cabeça no lugar e começar do zero, do mesmo jeito que fez no seu início de carreira no São Paulo, em 2008, quando sagrou-se campeão brasileiro pelo clube do Morumbi e ainda levou o título de revelação da competição.
 

Nenhum comentário: