quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

74 anos de glórias e mais glórias

16 de Dezembro de 1935.

Qual torcedor apaixonado pelo São Paulo esqueceria a data de fundação de um dos clubes mais importantes para o futebol brasileiro e mundial? Aposto que nenhum.

Hoje, a equipe paulista que tanto enche meus olhos de alegria e emoção completa 74 sanos de existência, e eu não poderia deixar postar a minha homenagem.

Desde garotinho, quando ainda meu pai, Gerson, e meu falecido avô, Murilo, tentavam me influenciar a ser torcedor do Palmeiras, as cores que me faziam sorrir eram "vermelho, branco e preto", e o hino que eu adorava escutar era o "Salve o Tricolor Paulista".

Ainda criança, os familiares mais próximos tentavem me induzir também a outros clubes como o Corinthians, mas a paixão pelo tricolor paulista estava celada!

Por sorte, tive o prazer de viver a fase mais gloriosa do clube. Os anos 90 no São Paulo, conhecido como a "era Telê", me fez, definitivamente, me apaixonar pelo esporte mais querido do mundo.

Mente aquele que disser que nunca se emocionou ao assistir às belas assistências de Raí - isso quando ele não resolvia marcar gol de craque, de barriga, de joelho, de cabeça, de costas, etc -, aos arranques precisos de Cafú, aos desarmes de Ronaldão, aos golaços do craque Muller, às jogadas habilidosas de Palhinha, às defesas milagrosas de Zetti, enfim. Era uma equipe que jogava por música. O técnico era um mestre e, depois dele, nunca mais vi um comandante tão competente como Telê e uma equipe tão encantadora como aquela da década de 90.

Me arrepia ao lembrar da narração de Galvão Bueno no momento em que Zetti pegou o último pênalti na final da Taça Libertadores da América, contra o Newell´s Old Boys, no estádio do Morumbi, dando o título aos brasileiros. Presenciei muitos palmeirenses e corintianos de bocas abertas, alguns chorando, mas não de inveja ou qualquer outro tipo de sentimento ruim, e sim de emoção. Que saudades daquela "máquina de jogar futebol!"

Obviamente não é só disso que o são-paulino tem de se orgulhar. O São Paulo é o clube mais vencedor do País, desde muito tempo atrás, como diz o hino: "As tuas glórias vêm do passado", até o cenário atual do futebol.

Parabéns ao São Paulo Futebol Clube que, aos 74 anos, é considerado um clube modelo, diferenciado de todos os outros por sua competência na formação de uma boa estrutura, por sua regularidade, por sua organização e, acima de tudo, por ser um grande vencedor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pela visita, eu não entendo nada de futebol...
mais achei lindo o layout do seu blog.

Beijosss

Rafaela Andrade disse...

Olá! Td bem? Espero partilhar mais e mais contigo em 2010! Valeram todos os momentos!!! Saudações tricolores!!!

A Melhor mensagem de Natal, é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa
caminhada pela vida.
É Natal! De um Deus amigo, amoroso e transformador. Desejo paz, amor, saúde e tudo de muito bom que estiver dentro de você.
Que possas estar ao lado de quem se ama e fazer do mundo sempre melhor.

www.apenasumponto.blogspot.com
www.apenasumpontoesportivo.blogspot.com
www.blogzonadoagriao.blogspot.com