terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Agora é só colocar a faixa...

Ontem fiquei de molho, sem escrever e nem sequer ler ou assistir notícias sobre futebol. O texto até estava preparado, mas preferi não postar. Mas de hoje não posso passar. Portanto, segue minha opinião sobre a última rodada desse maravilhoso campeonato disputado pelo sistema de pontos corridos.

Aposto que essa penúltima rodada do Campeonato Brasileiro fez muito cardíaco passar mal. Aliás, até quem não sofre do coração precisou medir a pressão depois de tanta emoção.


O Flamengo venceu sua partida fora de casa e assumiu, pela primeira vez, a liderança, dependendo apenas dele mesmo para conquistar o título do Brasileirão de 2009. Embora a partida de domingo, contra o Corinthians, tenha sido muito duvidosa – uns acreditam que o timão entregou e outros confiam cegamente que o alvi-negro foi roubado –, o mengo fez por merecer. Cresceu no momento certo e aproveitou os tropeços de Palmeiras, Internacional, Atlético-MG e, por último, o São Paulo.


O tricolor paulista tinha a faca e o queijo na mão, mas não aproveitou as duas oportunidades que teve, nesta reta final, de assegurar a primeira posição e até conquistar o título com antecedência. Na penúltima rodada, foi ao Engenhão, no Rio de Janeiro, e não suportou o contra-ataque fulminante do Botafogo. Domingo foi ao Serra Dourada e, mesmo depois de abrir o placar, com Washington, ainda no primeiro tempo, o tricolor sofreu a virada e deu adeus ao título.


Merece todo o respeito pela arrancada brilhante que iniciou no começo do segundo turno, lembrando que chegou a ficar algumas rodadas nas últimas colocações, quando ainda o técnico Muricy Ramalho comandava a equipe. Com a chegada de Ricardo Gomes, o elenco ganhou confiança novamente e mostrou força para se reerguer.


Como já disse, o título deixa de ser uma realidade nesta última rodada, porém tenho certeza que terminará a competição de forma digna, vencendo o Sport, no Morumbi, e se classificando para a Taça Libertadores da América, em 2010.


Palmeiras e Internacional venceram suas partidas e conseguiram chegar aos 62 pontos, dois a menos que o líder Flamengo, e ainda sonham com o título, já que enfrentarão equipes fracas – Botafogo e Santo André, respectivamente. No entanto, não restam mais dúvidas. Acho impossível o Flamengo não vencer seu último jogo que será no Maracanã, contra uma equipe do Grêmio completamente desfalcada, pois, segundo o que andam falando, a equipe titular gaúcha já está de férias.


Já se fala lá no Sul que o Grêmio não fará esforço nenhum para vencer o Flamengo, já que o Internacional ainda está na briga pelo título.


Dessa forma, agora sim os torcedores rubro-negros podem prepar a festa para comemorar o título de Campeão Brasileiro de 2009.




Um comentário:

Fernando Clemente disse...

cara legal esse seu blog conheci ele procurando um outro assunto na internet e gostei dele.vou vir ca sempre.esse campeonato e muito equilibrado nunca tivemos tantos bons jogadores tantos times na zona da degola jogando tudo pra sair e batendo os grandes.cara vamos fazer o seguinte xará! eu te sigo no twitter e voce me segue o meu e nandoclemente. e eu venho no seu blog e voce vem no meu! abraços