quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Escapou...

Pênalti é sorte ou competência?

Ontem o Goiás deixou escapar a chance de estar na Taça Libertadores da América de 2011, pelo caminho mais curto. Foi derrotado na Copa Sul-Americana pelo Independiente, nos pênaltis.

Os atletas argentinos converteram todas as cobranças enquanto o brasileiro Felipe desperdiçou chutando a bola na trave. Excesso de preciosismo? de confiança? falta de sorte? ou quem sabe falta de competência?

Não importa. Na verdade o Goiás pecou nos gols sofridos durante o tempo normal (3 a 1 para os donos da casa). Esse foi o erro fatal e que decretou sua derrota.

Não fosse isso, a atuação esmeraldina teria sido perfeita. Suportou toda pressão argentina, inclusive na madrugada que antecedeu a partida, quando torcedores rivais foram às ruas disparar rojões em frente ao hotel onde a equipe descansava. Sem contar as pedras atiradas no ônibus da deleção alviverde na entrada do estádio. Já dentro de campo, atuou o tempo todo de forma ofensiva e armou um forte esquema de marcação. Além disso, foi o Goiás quem criou as melhores oportunidades de gol.

Infelizmente não deu. E falo "infelizmente" por que torci cegamente para que os brasileiros vencessem, principalmente depois que a partida começou.

Sou totalmente partidário do futebol bonito, honesto, limpo, no mais puro estilo "Telê Santana" de ser. Desprezo a violência e a falta de profissionalismo. E ontem o Independiente bateu até na sombra. E, para mim, uma equipe que preza esse tipo de comportamento dentro de campo não merece sequer chegar a uma final.

Além disso, o Goiás estava representando a nação contra o nosso maior rival: os argentinos. Claro que entendo a torcida gremista que secou os esmeraldinos. Afinal, dependiam da derrota do Goiás para conseguir vaga na Libertadores do ano que vem. Esses sim estão perdoados. Fora isso, o Brasil todo foi, pelo menos deveria ter sido, "verde".

O terceiro motivo, e esse sim considero o mais relevante, é que adoraria ver a CBF e a Conmebol tendo que engolir o Goiás na próxima Libertadores. Queria saber que tipo de tapetão fariam para não dar a vaga a eles. Que pena. Ficarei na curiosidade.

Nenhum comentário: