domingo, 22 de janeiro de 2012

Corinthians, Palmeiras e São Paulo vencem. Apenas Santos empata na estreia


Rhodolfo comemorando o primeiro gol Tricolor no Paulista. Foto globoesporte.com
O Paulistão começou em ritmo frenético.

Dos quatro grandes da capital apenas o Santos não venceu.

A equipe de Muricy foi ontem a campo com o time reserva e estava vencendo o XV de Piracicaba por um a zero, mas cedeu o empate no final do jogo e terminou com o simples resultado de 1 a 1, no estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba.

Também jogando ontem, o Corinthians estreou no Paulistão com uma vitória por 2 a 1 sobre o Mirasol. A equipe de Tite não fez boa partida e chegou a levar sufoco em determinado momento do jogo.

Ao final, Tite foi vaiado por parte da torcida. Por falar em técnico, há especulações de que Vanderlei Luxemburgo poderia estar de malas prontas para defender o Timão. Estaria aguardando apenas uma simples sequência de maus resultados para que ocorresse a demissão de Tite e seu acerto com o Corinthians.

Nesta tarde de domingo outros dois clubes grandes fizeram suas estreias.

O Palmeiras foi a Bragança Paulista enfrentar o Bragantino e, por pouco, não saiu de campo com apenas 1 ponto.

Aos seis minutos, Marcos Assunção, sempre ele, cobrou escanteio com precisão e encontrou a cabeça de Leandro Amaro, que abriu o placar para os visitantes.

O Palmeiras não conseguiu impor seu futebol e acabou sofrendo o gol de empate, aos 14 do segundo tempo, com gol de Wellington em cobrança de pênalti após Léo Jaime ser derrubado por Cicinho dentro da grande área.

Apenas depois disso o Palmeiras resolveu, aos poucos, acordar na partida. 

E chegou ao segundo gol com Maikon Leite, que entrou no lugar de Tinga para sacramentar a vitória alviverde.

Mas quem realmente começou bem na competição foi o São Paulo.

A equipe de Leão recebeu o Botafogo de Ribeirão Preto e não teve piedade. Meteu 4 a 0 e esbanjou qualidade dentro de campo.

Leão pôde testar algumas das novas contratações do clube e, com certeza, saiu satisfeito com o que viu em campo.

Na zaga, a novidade foi o alto e tranquilo Edson Silva que, por sinal, estreou em grande estilo: balançou a rede adversária aos 11 minutos do segundo tempo (terceiro gol do time).

Mas quem realmente mostrou que chegou para ser titular absoluto foi o lateral esquerdo Cortês. Ele tem um posicionamento perfeito e na marcação não dá a menor chance para o adversário. Muito diferente de Juan, que até então era o titular da posição. Não há a menor dúvida de que o lado esquerdo defensivo esteja resolvido.  

Senti o São Paulo muito diferente do que se foi visto nos últimos dois anos.

Embora seja prematuro demais diagnosticar com precisão as equipes desse Paulistão, já que ainda estamos na primeira rodada, o que ficou evidente é que o toque de bola e a marcação no setor de meio de campo melhoraram bastante no Tricolor Paulista.

A pré-temporada parece ter sido boa para o clube do Morumbi. Vejo que a equipe inteira está muito bem condicionada fisicamente, e isso conta muito.

O que me preocupou foi certa individualidade no ataque.

Luis Fabiano, Fernandinho e Lucas abusaram das jogadas individuais, talvez até porque queriam cravar o nome no começo da competição para espantar de vez a "zica", Mas isso atrapalhou o time em determinado momento. Tanto que um acabou puxando a orelha do outro.  

Esse será um dos desafios de Leão no decorrer do campeonato: Mostrar que o futebol é conjunto.

No mais, vejo o São Paulo como um dos favoritos ao título, principalmente por ter sido o clube que melhor se reforçou para a temporada de 2012.

Nenhum comentário: