terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O "gol mais bonito" vale mais do que o "Melhor Jogador do Mundo"?

Ontem foi dia de festa para o futebol argentino.

Messi, o grande craque do Barcelona, venceu, pela terceira vez consecutiva e com todos os méritos possíveis, o prêmio da Fifa de melhor jogador do Mundo.

A notícia ganhou destaque nas capas dos principais jornais esportivos do mundo, menos nas do Brasil, por incrível que pareça.

Para a imprensa brasileira, o prêmio que Neymar recebeu pelo gol mais bonito do ano teve mais importância. Pelo menos é isso que mais se discute e se ouve dizer nos telejornais ou mesas redondas esportivas.

Em São Paulo, passando por cima do que realmente seria o principal assunto a ser abordado, os jornais Lance! e Marca deram Neymar como capa.


Lance! - SP


Marca - SP

No Rio de Janeiro e em Minas Gerais, que também produzem jornais esportivos de qualidade, o evento da Fifa sequer teve destaque.

Julgaram como mais importante - ou quem sabe mais vendável - noticiar a preparação dos clubes para os campeonatos regionais

É como se estivessem ignorando ou simplesmente fechando os olhos para o que há de relevante.

Será pela rivalidade entre Brasil e Argentina ou pela mania de superioridade do brasileiro no que diz respeito a futebol?

Sei lá.

Na Argentina, os jornais Olé e Abrazo de Gol não deixaram passar a boa fase do seu maior atleta na atualidade. Os dois repercutiram o prêmio conquistado por Messi com as manchetes: "Hacé los cuernitos" e "El dueno de la pelota"

Olé

Abrazo de Gol

 Na Bolívia, o jornal Deportivo el Nacional também deu capa para Messi.


Deportivo el Nacional

O craque também ilustrou as capas dos jornais L´Equipe (França) e La Gazzetta dello Sport (Itália)


L´Equipe



La Gazzetta dello Sport

Na Espanha, os jornais Diario Sport, El 9, El Mundo Deportivo e Sportyou não cometeram o mesmo erro que os brasileiros. Todos trazem na capa Messi recebendo o prêmio de melhor do Mundo.


Diario Sport


El 9

El Mundo Deportivo

Sportyou


Enfim, as principais publicações esportivas do mundo deram um baile nas brasileiras. Foi como o chocolate que o Barcelona, do premiado Messi, deu no Santos no último mundial.

Nenhum comentário: