domingo, 12 de fevereiro de 2012

"Goleiros: Onde não nasce grama, surgem ídolos"

Se o atacante geralmente é o cara mais ovacionado numa partida por ser o homem que balança a rede e traz a magia do futebol, o goleiro, por sua vez, sempre foi o anti-herói do espetáculo.

Evitar o gol, o grande momento do esporte bretão, sempre foi uma tarefa difícil para os arqueiros. Não é à toa que todas as vezes em que a regra sofre alteração, o primeiro a ser prejudicado é o camisa 1.

O goleiro não poder mais pegar com as mãos as bolas que são recuadas, não poder ficar agarrado à redonda por mais de cinco segundos, aumento da altura das traves, diminuição do peso das bolas, dentro outras mudanças, sempre foram feitas pensando em dificultar a vida do goleiro e facilitando a vida dos jogadores de linha.

Mas ao longo dos anos o goleiro passou a ser visto de forma menos "criminosa".

Depois de 1950, quando Barbosa foi brutalmente crucificado pela derrota do Brasil na copa do Mundo, dentro do Maracanã, as coisas foram mudando.

Mas foi a partir do final dos anos 1960 que a profissão passou por uma enorme evolução. Isso ocorreu devido a criação do trabalho específico aos goleiros, uma inovação que surgiu da ideia de um ex-goleiro do Palmeiras e da seleção Brasileira, o professor Valdir Joaquim de Morais.

De lá para cá, os goleiros passaram a ser peças fundamentais e ganharam a confiança dos técnicos. 

Atualmente, os arqueiros são os que mais treinam, os que mais estudam os adversários e os que podem, inclusive, decidir uma partida, seja defendendo um pênalti ou um chute à queima-roupa, ou até mesmo marcando gols.

Enfim, pensando na dificuldade que a profissão mais ingrata (como rotulou o jornalista e escritor Paulo Guilherme) tem para se firmar como ídolo, resolvi, junto de meus colegas Rafael Carrieri e Marcos Oliveira, produzir um vídeo documentário sobre os goleiros.

O trabalho reuniu a experiência dos ex-goleiros Valdir de Morais, Zetti e Ronaldo, além dos jornalistas Flávio Prado e Paulo Guilherme, e contou também com explicações do professor e psicólogo Jocob Goldberg.

Vale a pena assistir a esse vídeo chamado "Goleiros - Onde não Nasce Grama, Surgem Ídolos" 

Espero que gostem:

PARTE 1



PARTE 2




PARTE 3




PARTE 4




PARTE 5



PARTE 6 (FINAL)


Um comentário:

Anônimo disse...

Show...parabéns!