domingo, 24 de maio de 2009

Ainda existe honestidade no mundo

Sinceramente, há muito tempo não se assistia a uma atitude tão exemplar, tão honesta e digna de verdadeiros homens honrados. Num mundo que vive pela ganância, mesquinharia, interesses econômicos, guerras, mortes, corrupções, enfim, isso realmente torna-se surpreendente.

Numa partida que aconteceu na Holanda, entre Ajax e Den Haag, um jogador do Ajax se machucou e a equipe adversária colocou a bola fora de campo para que o atleta machucado fosse atendido. Após sua recuperação, esse mesmo atleta, com a posse de bola, devolveu-a para os adversários, como manda o tão famoso “Fair Play”,dando um chute e, involuntariamente, acertando o ângulo e marcando um verdadeiro golaço.

A reação, tanto dos jogadores do Den Haag – que sofreram o gol inesperado – quanto dos jogadores do Ajax foi de total espanto. Estava muito claro que a intenção não era marcar o gol, mas sim devolver a bola aos jogadores do Den Haag.

Acontece que, na Holanda, existe uma cultura muito mais desenvolvida, o Fair Play vai muito além de devolver uma bola ao adversário que prestou solidariedade. Neste caso, os jogadores do Ajax simplesmente ficaram parados em campo, deixando que os adversários empatassem o jogo e assim a partida continuasse de forma justa.

Obviamente, a equipe do Ajax não entrou em campo para perder. Vencer, com certeza, sempre é a meta de qualquer equipe ou jogador, independente do esporte que se está praticando. Mas para eles, uma vitória tinha de ser limpa, honesta, e aquele gol fugia totalmente daquela linha de pensamento. Nada mais justo que deixassem igualar o placar.

Um atitude que, na minha opinião, jamais aconteceria aqui no Brasil, onde todos sempre querem levar certa vantagem sobre seus oponentes. Aliás, isso não acontece apenas dentro de campo. O mundo vive isso também fora das quatro linhas.

O vídeo é sensacional. Vale a pena até guardar de recordação.



Se alguém estiver interessado em guardar esse vídeo, por favor, deixem um comentário e o e-mail que enviarei assim que possível

3 comentários:

Mari Pessoa disse...

É aqui no Brasil isso jamais aconteceria mesmo... rs.

Bonito de ver tamanha honestidade em um local onde a rivalidade e a ganancia deveriam prevalecer. Gostei!

E hoje tem meu Palmeiras e seu São Paulo, vamos ver quem leva a melhor... rs.

Beijo querido. Adoro vc tb!

Mari

Unknown disse...

Fernandinho senssacionallll,sem dúvida este é o verdadeiro valor de um guerreiro (Ajax), respeitar seu adversário.Talvez desta forma consigam retratar as atrocidades cometidas por Ajax durante a guerra de Tróia. PS: com certeza o Hilário F. Júnior lembraria este episódio ao assistir o vídeo.

Beijo

Carlos Giron

Fernando Richter disse...

Mari,

Sem dúvida, no Brasil, acho muito difícil isso acontecer...

Carlão, seria muito interessante se o Hilário F. Junior visse esse vídeo. Provavelmente, em seu livro ele conta algo parecido.

Bjs pra vcs...