domingo, 6 de dezembro de 2009

Mengo Campeão e Verdão fora da Libertadores

Antes de mais nada, quero deixar os parabéns à equipe do Flamengo que conquistou, há pouco, o título do Campeonato Brasileiro de 2009. É bem verdade que eu não tinha simpatia nenhuma pela equipe carioca e, dentre os quatro primeiros na tabela, o Flamengo era o único no qual eu não queria ver campeão. Os motivos são claros e eu já citei diversas vezes neste blog:

Primeiro porque não suporto a "cachorragem" do STJD (que tem sede no Rio de Janeiro), e segundo porque a cartolagem carioca é desparadamente muito mais corrupta do que qualquer outra do Brasil. Mas independente disso, o mengo fez sua parte dentro de campo e mostrou que tem uma equipe muita bem montada, com qualidade, que tem garra e vontade de vencer. E foi dessa forma que, merecidamente, conquistou a taça.

CURIOSIDADES - Queria entender o que faz a Rede Globo, a Bandeirantes, a Jovem Pam, enfim, a mídia e até os torcedores, dizerem que esse título de 2009 é o sexto do Flamengo. Em 1987, o título que os flamenguistas dizem que é deles na verdade pertence ao Sport. E isso não sou eu quem diz, mas sim a própria CBF. Basta acessar o site deles: http://www.cbf.com.br/seriea/. Portanto, para mim o único clube seis vezes campeão brasileiro é o São Paulo Futebol Clube, que venceu em 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008 sem nenhuma atitude suspeita ou sem nada que não valide seus títulos.

Além disso, o que me chamou atenção neste Brasileirão foi o fato de que um tabu foi quebrado depois de 17 anos. Essa é a primeira vez, desde 1992, quando o Flamengo foi campeão em cima de outro carioca, o Botafogo, que uma equipe paulista não fica entre os dois melhores do campeonato, Veja abaixo:

AnoCampeãoVice

1992FlamengoBotafogo
1993PalmeirasVitória
1994PalmeirasCorinthians
1995Botafogo Santos
1996GrêmioPortuguesa
1997Vasco Palmeiras
1998CorinthiansCruzeiro
1999CorinthiansAtlético-MG
2000Vasco São Caetano
2001Atlético-PRSão Caetano
2002SantosCorinthians
2003CruzeiroSantos
2004SantosAtlético-PR
2005CorinthiansInternacional
2006São PauloInternacional
2007

2008

2009
São Paulo

São Paulo

Flamengo
Santos

Grêmio

Internacional

PONTOS FORTES - Além do título do mengão, vejo como ponto forte a ser ressaltado neste fantástico Brasileirão o grande trabalho feito pelo técnico Silas, do Avaí, que mostrou-se um bom técnico. Acho que já é hora de Silas assumir uma equipe com mais estrutura para se consagrar um verdadeiro técnico de ponta. Além dele, Ricardo Gomes também merece os parabéns. Quando Ricardo assumiu a equipe, o tricolor estava a um ponto da zona de rebaixamento. Ou seja, sem pretenção nehuma de título. Mas o novo treinador conseguir estabelecer seu estilo de jogo, mostrando a todos que tinha comando sobre seus jogadores e assim levou o São Paulo à liderança da competição. O título não veio por pouco. O São Paulo ficou em terceiro lugar com apenas dois pontos atrás do campeão Flamengo, depois de uma vitória de 4 a 0 sobre o Sport, no Estádio do Morumbi.

PONTOS FRACOS - Seria desleal da minha parte se eu não voltasse a falar sobre os cartolas que comandam o campeonato. Me sinto na obrigação de "meter o pau" nesses caras. Em muitos momentos da competição as equipes paulistas foram prejudicadas, principalmente quando o que estava em jogo era uma melhor situação para uma equipe do Rio de Janeiro - o que não tira o mérito do Flamengo. Sobre o STJD eu prefiro nem comentar mais. Passei muito nervoso com as injustas e duvidosas decisões tomadas por eles. Mas o que chocou mesmo foram as cenas lamentaveis - quase uma guerra - no Estádio Couto Pereira. Depois de um empate contra a equipe do Fluminense, o que derrubou o Coritiba para a segunda divisão do Brasileirão, torcedores invadiram o gramado para bater no árbitro da partida e nos jogadores do próprio clube do coração, que tiveram de sair do campo correndo para que uma tragédia maior não acontecesse. Um policial teve de ser retirado por uma ambulância e só Deus sabe seu estado de saúde - até o momento em que esse post foi escrito nenhum portal deu notícias sobre a situação dos feridos. Pelo que acabo de ver na televisão, a "guerra" se estendeu para vários bairros de Curitiba, causando pânico na cidade. E olha que estamos falando da cidade modelo do país.

No geral, o campeonato foi maravilhoso. Desde seu começo eu sentia que teríamos uma definição do campeão apenas na última rodada. Defendi essa posição durante o campeonato inteiro e isso realmente aconteceu. Apenas na última rodada conhecemos o novo "Campeão Brasileiro".

Futebol é algo muito gostoso por ser imprevisível. Quem diria que o maior candidato ao título - Palmeiras - terminaria a competição em quinto colocado e fora da Libertadores da América do ano que vem? O Palmeiras foi ao Engenhão e perdeu para o Batafogo, por 2 a 1. Muitos gurus - e olha que vi vários - que andaram dizendo que o verdão seria campeão, deve estar se escondendo de vergonha nesse momento.

Um comentário:

C.Jordão disse...

um Brasileiro muito massa...
mais sempre com coisa que não são legal como briga em campo
mais vamos lá....

carlos jordão