domingo, 17 de julho de 2011

Brasil perde nos pênaltis e volta pra casa frustrado

O Brasil caiu diante do Paraguai na Copa América em disputas de pênaltis. Por incrível que pareça, a seleção canarinho perdeu, vergonhosamente, as quatro cobranças que teve a seu favor (Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred não converteram).  O resultado dá ao Paraguai a vaga de um dos semifinalistas da competição. Já ao Brasil, resta fazer as malas e voltar para casa.

O jogo, em seu tempo normal, esteve muito longe de ser bonito, principalmente para aqueles que assistiram à partida de ontem entre Argentina e Urugai que, na minha opinião, foi a disputa mais emocionante, até o momento, dessa competição. O Uruguai também avançou às semifinais depois de vencer os donos da casa em disputa de pênaltis.

Neymar, Robinho, Pato e Ganso não chegaram nem aos pés do show de bola que Forlán e Messi apresentaram ontem. Aliás, o nosso futebol está devendo muito. Há tempos deixamos de ser o país do futebol arte. O que não quer dizer que tudo esteja perdido. Pelo contrário. Neymar, Ganso, além de Lucas (que atuou no banco, entrando sempre no segundo tempo dos jogos) ainda nos trarão muitas alegrias. Tenho certeza disso porque eles são verdadeiros craques.

O que falta para a equipe de Mano Menezes é justamente os craques se soltarem. Sinto que Neymar, em especial, ainda não se adaptou à amarelinha. Mas isso é questão de tempo. Não resolve sacá-lo da seleção, como tenho visto muitos "corneteiros" dizerem por aí. A sequência de jogos é importantíssima para o amadurecimento do elenco. Sou a favor de mantê-lo para os próximos jogos que o Brasil fará até a Copa de 2014.

E também não é hora de dizer que o treinador é o culpado pela ausência do espetáculo dentro de campo. Mesmo porque ele (Mano) convocou os melhores em cada posição. Aliás, convocou todos que a própria torcida tanto pedia.

Eu, particularmente, teria feito o mesmo que ele. No máximo deixaria o Fred como titular ao lado de Neymar e teria levado Hernanes no lugar de Ramirez. Não que Ramirez tenha feito um campeonato ruim, apenas porque acho Hernanes muito inteligente e mais importante no setor do meio de campo. No mais, a escalação é perfeita. O que falta é o entrosamento.

Se tem algo que Mano talvez tenha pecado foi na falta de treinamentos específicos e de fundamentos. Isso ficou evidente quando havia uma falta a ser cobrada, a favor do Brasil, na entrada da grande área e que não tem um batedor oficial. Também percebemos isso nas finalizações dos nossos atacantes. A pontaria parecia não estar calibrada. O que não acontecia nos times comandados por Telê Santana (que Deus o tenha).

Mas, na partida de hoje, o Brasil esteve perdido no segundo. Os laterais André Santos e Maicon, embora tenham errado muitos cruzamentos (quase todos), exploraram bem seus setores, mas faltou um centroavante, um cara mais de presença de área, para ser referência e mudar a cara da equipe.

Ficou uma sensação de frustração, isso é obvio.

Nenhum comentário: