sábado, 14 de fevereiro de 2009

Clássico é Clássico...


Alguns ainda acreditam que o maior clássico paulista consiste em Palmeiras e Corinthians. Eu não concordo. A rivalidade que há entre as duas equipes é antiga, mas começou por motivos “extra-campo”. Muito diferente do encontro entre São Paulo e Corinthians que, começou dentro dos gramados paulista e realça, hoje, o maior clássico regional e um dos maiores do Brasil. O Corinthians por ser o clube mais apaixonante por aqueles que o admiram e ao mesmo tempo o mais odiado por aqueles que não se identificam com ele. Já o São Paulo, considerado um clube novo dentre todos os “grandes”, ganhou esse mérito devido suas grandes conquistas que adquiriu desde o seu nascimento em 1935. O tricolor é a equipe que mais conquistou títulos no período dos anos 40 até a data atual.
A trajetória dessas duas equipes não é nada parecida. Os valores, as diretorias, as formas de contratar, a política e assim por diante, nada segue um caminho linear.

Amanhã acontecerá mais um jogo entre as duas equipes. O Corinthians, que vem motivado depois de um belo campeonato conquistado, na série B do Brasileirão, ainda não sabe o que é perder no Paulista. Já o São Paulo, atual campeão Brasileiro, ainda não encontrou o bom futebol no campeonato regional, mas segue na quarta posição.

Analisando cada equipe (campanha) daria pra dizer que o Timão levaria vantagem na partida de amanhã pelo entrosamento que a equipe de Mano Menezes conseguiu manter. Outro ponto forte a favor da equipe do parque São Jorge partiu do seu rival. O São Paulo resolveu liberar para o Corinthians apenas 10% dos ingressos, o que daria em torno de 6.800 torcedores Alvi-negros. Revolta total, mas que deixa a equipe corintiana com uma empolgação a mais para vencer o confronto.

É obvio que a diretoria são-paulina tem todo o direito em fazer isso. Está dentro da lei. Mas acho que não era o momento ideal para tomar esse tipo de atitude. Por que logo em uma partida como essa? Por que justamente contra o Corinthians, seu rival? A diretoria do São Paulo mostrou que em determinados momentos age como torcedor e passa por cima da responsabilidade.

Como todo mundo sabe e não é novidade pra ninguém, tudo que acontece nos bastidores de um clássico reflete nos torcedores. A torcida do Corinthians ameaçou não entrar no Morumbi afim de um protesto. A polícia não permitirá a presença desses torcedores ao redor do estádio, ou seja, briga na certa. Espero estar errado neste quesito.

Dentro de campo não há duvidas, será uma bela partida. Dois grandes jogadores não participarão do jogo. Ronaldo (Corinthians) que ainda não está pronto fisicamente e Rogério Ceni (São Paulo) que ainda sente uma lesão na coxa direita. Independente da motivação “extra-campo” existe a motivação pessoal de cada jogador. Todos sabem da responsabilidade que é vencer um clássico São Paulo x Corinthians (ou vice-versa). Isso torna o futebol bonito e emocionante.

Para o duelo, mesmo levando em considerações os dois pontos fortes do Corinthians,acredito na experiência e na maturidade da equipe de Muricy, por isso arrisco em uma vitória, sofrida, do São Paulo, que contará com o apoio de 90% dos torcedores presentes (quase 61.200 torcedores).

Imagem: SPNet

Um comentário:

Anonymous disse...

Se levarmos em consideração a força dos técnicos, o SP vence fácil. Muricy é superior. A gora, se for levar em consideração a vontade do time, o Corinthians da um show no SP.

Marco Tullyo
São Paulo-SP