terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Domingo de violência no Morumbi

Domingo foi dia de muita rivalidade no campeonato paulista. No Morumbi, houve violência dentro de campo e como já era esperado, novamente o clássico entre São PAulo e Corinthians marcou-se como palco de guerra das organizadas.

A decisão tomada pela diretoria do São Paulo em liberar apenas 10 % dos ingressos aos torcedores adversários, gerou insatisfação não apenas para os diretores do Corinthians, mas também aos torcedores alvi-negros que foram ao estádio revoltados, afim de criar um protesto (tumulto).

Dentro de campo, um jogo bem conturbado, com erro de arbitragem e muita violência, foram três expulsões e nove cartões amarelos. Fora de campo, a batalha mostrou-se não ter fim. Dessa vez não houve confronto entre torcidas rivais, pois, com apenas 6.000 corintianos a polícia conseguiu controlar a chegada e a saída dos torcedores. Isso prova que a nova lei que autoriza a redução de torcedores adversários é bastante benéfica, mesmo não sendo entendida ou aceita por alguns diregentes ou pessoas diretamente envolvidas no futebol. A batalha dessa vez foi entre integrantes das organizadas do Corinthians e policiais, ao término da partida.

Segundo torcedores do Corinthians, a polícia, sem motivos, soltou bombas e distribuiu pancada nos alvi-negos. Já o comandante da Polícia Militar, Ervando Velozo, diz em sua versão que tudo começou quando os corintianos, ainda não satisfeitos com a questão dos ingressos, começaram a depredar o estádio e o estacionamento do Morumbi, quando deixavam as dependências do estpadio. Com isso a polívia precisou agir. Uma bomba de efeito moral foi lançada para intimidar os rebeldes. Mas ao invés de recuar os torcedores preferiram partir para cima da polícia, o que resultou em 39 feridos.

Concordo que muitas vezes a polícia mostra-se totalmente despreparada. Mas convenhamos que o grande problema é a ignorância de muitos torcedores. Não é à toa que o amigo Flávio Prado (Mesa Redonda), refere-se às organizadas como bandidos. Eles agem como verdadeiros gangster´s. Se comportam como animais e seus gritos são de apologia à violência.

O que fazer para acabar com isso? Proibir as organizadas de permanecerem nos estádios? Não é a solução. No ano de 1995, o ex-promotor público de São Paulo, Fernando Capez, conseguiu junto ao ministério público, proibir a entrada dos “torcedores organizados”, porém, camufladamente, eles davam um jeito de entrar nos estádios e praticar seus atos violentos.

De acordo com o atual Promotor de Justiça, Paulo Castilho, a única solução é reduzir o número de torcedores visitantes para apenas 5% nos estádios, o que facilitaria muito mais no controle da violência. Tanto que neste último clássico entre São Paulo e Corinthians não houve nenhuma ocorrência de brigas nos metrôs, nas vias de acesso e ao redor do estádio.

Eu oncordo com a ideia do promotor, e digo mais, acho até que o correto é optar pelo chamado “Jogo de uma torcida só”. Na minha opinião, grandes clássicos deveriam ter, presente no estádio, somente a torcida da equipe mandante. Tenho certeza que dessa forma reduziria quase 100% da violência.

É um verdadeiro absurdo. Em 2014 teremos Copa do Mundo no Brasil. De que jeito? Deveriamos estar nos preocupando com a infraestrutura dos estádios, com a preparação para melhor receber cada delegação, mas não conseguimos nem resolver a questão da violência. Fica a pergunta, temos competência para sediar uma Copa?

5 comentários:

Everton Domingues disse...

Pois é, Fernando... duas perguntas correlatas e q se mesclam... quem nasceu primeiro, a pedrada ou a borrachada? Entre ovos e galinhas, tem culpa dos dois lados dessa guerra campal... policial mal preparado e torcedor bem atormentado. Os anos passam, o "fim' (percebeu as aspas, né?) das organizadas minimizou a bancadaria. MAS NÃO ACABOU! Vira e mexe tem inocente contando sete palmos e um monte de malandro (dos dois lados) se preparando pra próxima...
Eu já presenciei vários confrontos... como jornalista e tb como torcedor (nada 'atormentado')... e vi muita responsabilidade de ambos os lados...
Vamos ainda escrever muito a respeito. Infelizmente...

Abr.
Everton Domingues
www.beijingolimpica.blogspot.com
www.vancouverolimpica.blogspot.com
www.londresolmpica.blogspot.com

Fernando Richter disse...

Tem toda razão meu caro. Toda razão mesmo. Presenciei muita coisa também. Será o fim dos tempos? Sei que sou muito jovem pra isso, mas alguns fatos nos levam a crer que nada mudará durante longos anos.

Abraços e obrigado por comentar.

Fernando Richter

Anonymous disse...

Eu acho que não deveria ter copa do mundo nada!! Nosso povo é tudo ignorante.

Marco Tullyo

Marcelo Cardoso disse...

Olá Fernando!

Parabéns pela iniciativa. Durante a semana que antecedeu o clássico da confusão eu ouvi jornalistas comentando que isso ocorreria mesmo e que a culpa seria da cartolagem etc. Tenho minhas dúvidas se ao realizar tal 'exercício de vidência' estes mesmos jornalistas não estariam, de alguma forma, contribuindo para o clima piorar um pouco. É claro que não houve tal intenção e que não defendo qualquer forma de censura, mas fica essa idéia para pensar.
Grande Abraço,
Marcelo Cardoso

Fernando Richter disse...

Realmente Marcelo,

Nestes momentos, questiona-se muito o papel da imprensa. Também não acredito que possa ter havido intenção. Mas que contribuiu para aguçar as cabeças mal intencionadas, isso não tenho dúvida.

Obrigado pelo comentário,

Grande abraço

Fernando Richter