sábado, 13 de março de 2010

Jogos inesquecíveis

Se tem algo que me prende à televisão são aqueles programas que mostram jogos antigos pelos quais podemos reviver momentos gloriosos do futebol brasileiro e internacional.

A TV Cultura tem o "Grandes Momentos do Esporte", transmitido aos domingos, sempre na hora do almoço. Já a SportTV tem o "Jogos para sempre", que é uma espécie de documentário no qual os protagonistas de um determinado jogo antigo falam e revivem os melhores momentos daquela partida.

Além disso, procuro comprar DVD´s de jogos importantes para assistir na íntegra, sem cortes. Adoro assistir jogos da década de 70 e 80, mas nada se compara aos anos 90, na minha opinião, claro. Aliás, há pouco assisti a partida entre São Paulo e Universidad Católica do Chile, pela Libertadores de 1993. Um jogaço.

O futebol paulista, naquela época, estava muito bem representado. Palmeiras e São Paulo tinham esquadrões inacreditáveis. Dentre os dois, o São Paulo foi o mais fantástico. Vivia um momento mágico: a "Era" Telê Santana.

A "máquina mortífera", como foi rotulado por Roberto Avallone, à época apresentador do programa Mesa Redonda, da TV Gazeta, chegou à final da competição com pinta de campeão. Em seu primeiro jogo da finalíssima, no Morumbi, o tricolor marcou cinco gols e sofreu apenas um. Teve gol de todos os jeitos, até de barriga, marcado pelo capitão Raí.

Nesse DVD, a narração espetacular é de Galvão Bueno, com comentários de Juca Kfouri e Raul Plasmam. Arrepia do começo ao fim.

Considero essa equipe do São Paulo uma das três melhores de todos os tempos, já que não se discute a beleza do futebol dos anos 60 (Santos de Pelé) e dos anos 80 (Flamengo de Zico).

Mas em outros jogos que assisti, juro que quase chorei ao relembrar. Nada como ouvir o Jota Jr. narrando gols e tendo ao seu lado o grande comentarista Eli Coimbra. Aliás, que equipe tinha a TV Bandeirantes. Adorava também o programa Show do Esporte, apresentado pelo Elia Junior, outro grande profissional.

Atualmente, o Luciano Do Vale é o grande nome da emissora, o âncora. Sua última brilhante narração, e que marcou demais para mim, foi no empate de 1 a 1 entre Palmeiras e Corinthians, no qual o Ronaldo marcou um gol e em seguida quebrou o alambrado do estádio. foi sensacional, embora eu não seja corintiano.

Amanhã pretendo assistir outro jogo e prometo voltar aqui para dizer como foi, mas com mais detalhes sobre a partida, os melhores lances, o gol, a narração, os comentários, enfim, tudo. Até...

Nenhum comentário: