sexta-feira, 25 de junho de 2010

O torcedor é arrogante

À primeira vista, um empate chato e sem emoções. O Brasil começou bem, dominando a posse de bola e criando, sem tento perigo, exceto nas duas bolas na trave (uma de Nilmar e outra de Luis Fabiano, de cabeça), algumas chances de gol. No segundo tempo foi o contrário. Portugal passou a comandar a partida e quase abriu o marcador, não fosse Júlio César para interceptar.

O torcedor brasileiro é arrogante e mal acostumado. Acha que a seleção brasileira tem de vencer sempre, qualquer equipe, a todo custo, e de goleada. E as coisas não são bem assim. O empate poderia ter sido contra a Alemanha, a Argentina ou até mesmo diante de uma seleção do "universo", e ainda assim haveria críticas.

Definitivamente essa equipe formada pelo técnico Dunga não é a escolhida e aprovada pelos torcedores, mas é a "Nossa Seleção", e está fazendo seu papel direitinho nesta Copa da África.

Hoje, contra Portugal, ficou evidente que Dunga escalou a equipe para segurar o empate, já que o resultado era favorável para que o Brasil classificasse em primeiro lugar em seu grupo.

As ausências de Robinho (que ninguém sabe ao certo se foi ele passou mal ou se o treinador apenas resolveu poupá-lo), Elano (machucado) e Kaká (expulso) contribuíram para que a equipe fosse escalada defensivamente.

Os substitutos foram três: Primeiro Nilmar, que fez dupla de ataque com Luís Fabiano e foi dos pés dele que o Brasil chutou a primeira bola na trave. O segundo, no meio de campo, foi Daniel Alves que caiu pelo lado direito, apoiando Maicon e cobrindo na marcação. Gostei de sua atuação. Já para o lugar de Kaká, Júlio Baptista tentou fechar o setor intermediário, mas não foi bem. Esteve perdido e parece que sentiu na pele o peso de uma camisa amarelinha em Copa do Mundo.

Mas se o que realmente interessa é alcançar os objetivos, então Dunga merece os parabéns e o respeito de todos, pois entrou em campo para garantir o primeiro lugar na classificação, e conseguiu. É preciso levar em consideração que jogamos contra Portugal, e que eles se postaram muito bem defensivamente.

Sim, o Brasil poderia ter vencido, caso tivesse um meia-armador em campo que criasse as jogadas e deixasse os atacantes em posições mais confortáveis para fazer os gols. Mas é preciso analisar o que taticamente Dunga quis fazer nessa partida. Quem garante que a cautela e o esquema defensivo, inclusive com a ausência de Robinho, não fizeram parte de um plano de estratégia?

Até agora não tivemos o que reclamar. O Brasil fez o que era necessário fazer. A prova será na próxima fase no qual a equipe terá de ser valente, guerreira, "raçuda", mas ao mesmo tempo técnica, inteligente e veloz.

Avançamos para um estágio em que o erro não é tolerado. Uma derrota e as malas terão de ser aprontadas para o retorno ao Brasil. E se isso acontecer, aí sim todos terão direito de criticar. Por enquanto só temos a aplaudir.

Foto: Agência Reuters / Site GloboEsporte.com

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

O ponteiro do mouse se torna uma bola! Como eu posso fazer o mesmo? Eu tenho um blog sobre restaurantes em barueri e quero fazer algo semelhante.