sábado, 12 de junho de 2010

A tarde dos "guapos"

Primeira rodada da Copa da África de 2010 e alguns goleiros começam a se destacar, enquanto outros já são citados pela imprensa como "fiascos".

A Argentina teve seu primeiro embate contra a africana Nigéria e conseguiu somar três pontos depois de uma vitória por 1 a 0. Olhando o placar, entende-se que foi uma partida sem grandes emoções, principalmente porque estamos falando de "Argentina". Mas quem assistiu à partida viu a equipe de Maradona sufocar os nigerianos, com Lionel Messi infernizando a zaga adversária.

O grande problema para os "hermanos" foi o goleiro Enyeama, que teve uma atuação de gala. O arqueiro fez, no mínimo, quatro defesas dificílimas, mostrando muita personalidade, além de ótimas condições física e técnica. Embora sua equipe não tenha conseguido o resultado positivo, foi o nome de Enyeama o mais ovacionado após a partida.

No duelo entre Inglaterra e Estados Unidos, o empate prevaleceu depois de uma atuação mais ofensiva por parte dos ingleses. Logo aos 4 minutos de jogo, Gerrard abriu o marcador para a Inglaterra e, assim, iniciou a pressão sobre os norte-americanos. Se na partida entre Argentina e Nigéria o melhor em campo foi um goleiro, neste confronto entre ingleses e americanos o destaque também foi para um "guardião".

Tim Hovard defendeu muito bem sua meta, neutralizando poderosos chutes de fora da área e à queima-roupa, lançados por jogadores do English Team (como são chamados os ingleses). Em contrapartida, Robert Green, arqueiro da seleção Inglesa, engoliu o primeiro "frango" deste Mundial. Aos 40 minutos da primeira etapa, Dempsey chutou de longa distância e a bola, que vinha fraca, bateu duas vezes no chão antes de chegar a Green que, ao errar o fundamento básico, deixou a bola passar e morrer no fundo da rede.

Não é à toa que o grande Zetti, ex-goleiro de seleção brasileira, dizia que "a bola mais fácil é sempre a mais difícil".

E o que ele quis dizer com isso? Que se o goleiro menosprezar a bola considerada fácil, certamente ele falhará no lance. Um goleiro nunca pode perder a concentração porque ele (o goleiro) é o último homem antes da rede. É o único que, de forma alguma, pode errar numa partida.

Enfim, o jogoa entre Inglaterra e Estados Unidos terminou em 1 a 1, com tarde feliz para uns e triste para outros.

Foto (1): Getty Images / GloboEsporte.com
Foto (2): AP / GloboEsporte.com

Nenhum comentário: