terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A "estrela" e o "estrelismo"

Dificilmente escrevo aqui no Papo de Bola momentos de minha vida pessoal. Geralmente quando isso acontece é porque, de alguma forma, o assunto a ser tratado envolve o futebol, que por sinal é o tema central do blog.

Hoje quero compartilhar com vocês, leitores desta humilde página esportiva, um jogo que participei no sábado, 18, no Guarujá,com algumas personalidades do esporte.

A pelada acontece todos os anos na casa do Fran, conselheiro do Corinthians, mas dessa vez fiz questão de registrar aqui, neste espaço.

Afinal, não é sempre que a gente enfrenta, num joguinho entre amigos, a maior estrela do futebol brasileiro e, sem dúvida, a maior promessa do futebol mundial. Estou falando de Neymar, do Santos.

São várias equipes que participam do evento. Algumas delas como os times de Masters do Corinthians e do Santos, além dos times Turma do Flávio Prado (no qual sou o goleiro titular), Ministério público, Magistrados e Amigos do Fran, que sempre traz alguns craques, são presenças garantidas todos os anos.

Time do Flávio Prado: De pé: Fernando, Lê, Cauê e Breno. Agachados: Murilo, Dani Meccia, Fabinho e Caio
Fernando (Eu), arrumando a barreira
Neste ano, além de defender o meu time, que por sinal venceu o primeiro jogo por 8 a 2, tive o enorme prazer de jogar pela equipe "Amigos do Fran". Por sinal, um timaço. A zaga tinha o campeão do Mundo de 2002 pela Seleção Brasileira, Roque Jr. No meio, a inteligência de Wladimir, ex-jogador do timão e, no ataque, o craque Dodô da Portuguesa, além do anfitrião da festa, o Fran.

Mas o problema estava no adversário que contava com Neymar e seu pai, além de um garoto chamado João Kléber que até agora não entendo como ele não é um jogador profissional. E essa não é a primeira vez que enfrento o craque da Vila Belmiro (No ano passado o nosso time, "Turma do Flávio Prado", enfrentou a equipe do "Amigos de Servilho", no qual o Neymar foi o atacante.

Foi um jogo pra lá de "pegado". E embora seja uma partida entre amigos, com clima de festa, jogador profissional que se preze não admite perder, pelo menos não de mão beijada. De um lado, Dodô e Roque Jr. suando o colete para vencer. O goleiro aqui (EU), nem se fala. Pelo outro lado, Neymar parecia que estava jogando uma partida do Brasileirão.

Inteligente, rápido, com passes precisos e chutes fortes, o garoto da Vila mostrava que queria sair de campo com a vitória. Fez dupla de ataque com o Sr. Neymar, pai dele. Aliás, o coroa joga muita bola e orienta o filho o jogo inteiro. Às vez sai até um puxão de orelha.

Mais uma vez time que encarar o craque
Bom, para resumir o futebol, Neymar saiu de campo sem fazer gol, ou seja, barrei o maior craque do Brasil. "Agora vocês entendem porque fiz questão de falar sobre o jogo de final de ano?" rs.
Mas o que realmente me impressionou foi a humildade do garoto da Vila. Agora entendo porque o pai dele, o Sr. Neymar, faz questão de não desgrudar do filho. A educação de Neymar é algo fora do normal, e isso tudo são frutos do pai, que é a "humildade" em pessoa. Diferentemente de algumas pessoas que lá estavam presentes que nem sequer na mídia aparecem, mas que fazem questão de olhar nos seus olhos com certa arrogância, como se você fosse "nada".

Essa é a diferença da "estrela" para o "estrelismo". Enquanto Neymar, o mais badalado jogador do País, esbanja risadas e gentilezas, alguns se sentem mais importante que a própria "estrela". Faz parte da vida.

Mas enfim, fica aqui um abraço a Neymar, a Dodô, outro ser-humano fantástico, um tremendo caráter, e ao Fran, que nos recebeu mais uma vez em sua casa com muito carinho. Ano que vem tem mais, se Deus quiser...

Um comentário:

Rafaela Andrade disse...

hehehe Gostei. Passei para desejar um Feliz Natal!

A Melhor mensagem de Natal, é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa
caminhada pela vida.
É Natal! De um Deus amigo, amoroso e transformador. Desejo paz, amor, saúde e tudo de muito bom que estiver dentro de você.
Que possas estar ao lado de quem se ama e fazer do mundo sempre melhor.

Que o Natal do menino Jesus ilumine o seu coração hoje e sempre!

Rafaela Andrade e equipe do Apenas um ponto Esportivo
http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com/
http://apenasumponto.blogspot.com/