sábado, 24 de outubro de 2009

A tabela vai mudar...


Grandes e importantes jogos marcarão a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2009. Clássicos decisivos em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de jogos que podem mudar a zona de rabaixamento.

Hoje (Sábado) serão dois jogos:

Náutico x Barueri
Atlético-MG x Vitória

O Náutico precisa desesperadamente vencer, além de torcer por um tropeço do Botafogo para pensar em reagir e deixar a zona de rebaixamento. O Barueri luta por vaga na Sul-Americana.

Em Minas, o Galo quer manter a vice-liderança e diminuir, para apenas 1 ponto, a diferença em relação ao primeiro colocado, o Palmeiras. Já o Vitória ainda sonha com uma vaga na Libertadores da América. Embora pareça impossível, matematicamente há chances.

No Domingo, sete jogos encerram a rodada:

Coritiba x Atlético-PR
Internacional x Grêmio
Santos x São Paulo
Goiás x Fluminense
Corinthians x Cruzeiro
Botafogo x Flamengo
Avaí x Sport

No Couto Pereira haverá um duelo direto na briga por vaga na Sul-Americana. Atualmente, Coritiba e Atlético-PR estão fora da zona de classificação para a competição. O jogo deverá ser bom.

No Sul o grande clássico Gre-Nal deve esquentar a rodada. O colorado, com 49 pontos, é o terceiro colocado e torce por tropeços de São Paulo e Atlético-MG para tentar a segunda colocação na tabela e diminuir para 2 pontos a distância para o Verdão. O Grêmio, em oitavo colocado, com 44 pontos, briga por vaga na Libertadores da América.

A Vila Belmiro deve ficar pequena para receber o clássico paulista entre Santos e São Paulo. O peixe não vive boa fase, mas ainda tem chances de conseguir uma vaguinha na Libertadores de 2010, embora isso esteja cada vez mais difícil de acontecer, até mesmo pela falta de equilíbrio da equipe praiana. Já o Tricolor Paulista segue na quarta posição, com 49, e precisa vencer para continuar na briga pelo título. Além de uma vitória, os tricolores devem secar o Inter e o Atlético-MG. Acredito que será um bom jogo. Vale lembrar que, independente do elenco, os santistas costumam aprontar para cima dos são-paulinos.

No Serra Dourada o Goiás recebe o último colocado, o Fluminense. A equipe pode chegar ao G-4, caso vença sua partida e São Paulo e Flamengo percam seus jogos. Já o Flu, precisa vencer e "rezar" para que o Sport perca seu jogo. Só assim deixaria a lanterna da competição. Para mim não tem mais jeito. O tricolor carioca já está na segundona.

O Corinthians terá a volta de Ronaldo que, mais uma vez, jogará contra a equipe que o revelou, o Cruzeiro. A partida será no pacaembu e acredito na força do Timão contra a Raposa, embora o Cruzeiro ocupe uma boa colocação na tabela (sétimo colocado, com 45 pontos).

Mais um clássico, agora no Rio de Janeiro. Botafogo e Flamengo se enfrentam no Engenhão. Claro que meu palpite vai para o Mengão, que vive uma ascensão fantástica nesta reta final de campeonato.

E, por último, o jogo entre Avaí e Sport. O desespero é mesmo por parte do Sport que vive uma fase terrível. Com apenas 28 pontos ocupa a penúltima colocação. Diferente do Avaí, que está numa situação confortável na tabela (décimo lugar).

São jogos de todos os tipos e para todos os gostos! E enquanto todos jogam, o Verdão seca seus adversários, já que jogou na quarta-feira contra o Santo André.

Nenhum comentário: