quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Um sonho que "pode vir" a se tornar realidade

Segundo Mano Menezes, técnico do Corinthians, "Libertadores é algo raro. Poucos têm". De certa forma concordo com ele.

No Brasil, apenas oito clubes possuem a taça do torneio intercontinental em suas galerias de troféus: Santos (1962 e 1963); Cruzeiro (1976 e 1997); Flamengo (1981); Grêmio (1983 e 1995); Vasco da Gama (1998), Palmeiras (1999); Internacional (2006); e o São Paulo, o maoir vencedor brasileiro da competição (1992, 1993 e 2005).

A Argentina tem um histórico brilhante em Libertadores. Somados os títulos, os "hermanos" contabilizam 22 conquistas e mais 8 vezes vices. Só o Independiente, que é a equipe que mais vezes levantou o caneco, possui 7 títulos (1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984).

O segundo colocado é o Brasil, totalizando 13 títulos e 15 vices.

O São Paulo Futebol Clube é a equipe brasileira que mais se identifica com o torneio. A diretoria faz seu planejamento anual sempre pensando e até priorizando a Libertadores. Sendo assim, já fazem sete anos seguidos que o tricolor disputa o campeonato mais cobiçado da América do Sul.

Mas para esse ano de 2010, o destaque brasileiro vai para o Corinthians. A equipe do Parque São Jorge tem um antigo sonho de conquistar esse campeonato, principalmente depois de ser massacrado por torcedores rivais e pela mídia esportiva ao sagrar-se campeão do primeiro Mundial da Fifa, em 2000.

A discussão sobre o assunto tem bastante fundamento. O Corinthians, à época, foi "convidado" a participar do Mundial que aconteceu no Brasil e, por ironia, acabou levando a taça. Se tinha alguma equipe que merecia estar na disputa dessa competição mais do que o timão era o Palmeiras, pois havia sido campeão da Libertadores, em 1999.

Sim, foi uma conquista duvidosa que ficou manchada! E não há o que contestar. Tanto que o próprio torcedor do Corinthians tem lá suas ressalvas em dizer que seu clube é campeão mundial.

Logo que chegou à presidência do Parque São Jorge, Andrés Sanches tinha na ponta da língua um discurso audacioso: "Montaremos uma equipe para buscar a Libertadores". Sua primeira grande "cartada", depois de trazer o timão de volta à série A do Brasileirão de forma digna, foi a contratação de Ronaldo.

Com um esquadrão bastante sólido, chegou aos títulos de campeão Paulista e da Copa do Brasil, em 2009.

Hoje, às 21h50, no estádio do Pacaembu, a equipe comandada por Mano Menezes estreia na então "sonhada" Libertadores contra o Racing (URU), com um elenco bastante "gordo". E não estou me referindo ao craque Ronaldo, mas sim à quantidade de jogadores importantes que foram contratados pelo clube alvinegro pensando no torneiro intercontinental.

Mais contido do que a "bancada corintiana" do programa Jogo Aberto, da Tv Bandeirantes, formada por Ulisses Costa, Neto, Benjamin Back e Dr. Osmar de Oliveira, que dizem que o timão já é o "campeão da Libertadores de 2010", digo que há grande chance de o Corinthians conquistar seu sonho antigo. Mas Libertadores exige atenção, rapidez, inteligência, respeito aos adversários e, o mais importante, paciência.

Não adianta o Corinthians querer ir com muita sede ao pote que isso não ajudará. A ansiedade é a maior inimiga nessa competição "traiçoeira". Quando uma equipe acha que o pior já passou, aí é que vem a surpresa.

O São Paulo que o diga. Em 2004, passou pelo Deportivo Táchira e achou que teria tranquilidade ao enfrentar o Once Caldas. Foi aí que a Libertadores mostrou ao clube brasileiro que, na competição, todo jogo é uma final!

Portanto, cuidado, timão! Um passo de cada vez para não morrer na praia.
Foto Mano Menezes: www.globoesporte.com

Nenhum comentário: