quinta-feira, 22 de julho de 2010

Os fantasmas rondam o Morumbi

Não há mais como esconder que o São Paulo Futebol Clube não vive um bom momento nesta temporada. Três fantasmas assombram os corredores do Clube Paulista. Um deles, inclusive, já está virando uma novela: O caso Morumbi na Copa de 2014.

Aliás, essa história já passou da conta de tão maçante que se tornou. Depois de tantas polêmicas e do veto ao estádio, o Governador de São Paulo, Alberto Goldman, demonstra interesse e apoio ao Morumbi, porém o presidente do Comitê Organizador Local (COL) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, está fazendo de tudo para o estádio tricolor ser esquecido.

Claro, depois do rompimento do clube paulista com a CBF não se esperava outra atitude por parte da entidade, principalmente partindo de Ricardo Teixeira, que passa muito longe da ética profissional. Além do mais, como fariam para se beneficiar das obras do estádio do Morumbi? É muito mais viável - para eles, claro - construir um novo estádio, no qual possa ser investido dinheiro público, no qual não há o mínimo de fiscalização, etc.

Hoje Juvenal Juvêncio esteve em Brasília a negócios. Ninguém sabe ao certo o que ele fazia por lá, mas me parece que o São Paulo não vai desistir de ter o seu estádio como sede de abertura da Copa, em 2014. Não vejo um desfecho positivo para essa história. E se nada for resolvido logo, o Estado de São Paulo ficará a ver navios.

Outro problema que preocupa também o torcedor é a indefinição da permanência ou não do técnico Ricardo Gomes no comando da equipe. A pressão contra Gomes é grande e hoje pela manhã a notícia de que ele teria sido demitido vazou na imprensa. Alguns veículos ainda estão cautelosos para soltar a informação concreta já que o São Paulo não oficializou a demissão.

Por causa disso, o clima no Centro de Treinamento, hoje, durante o treino da equipe, foi bastante pesado. Ricardo Gomes deixou muito claro que ficou chateado com os rumores de sua dispensa. E nisso a diretoria errou. Se pensava em descartar Gomes, deveria ter feito logo. Mas preferiu segurar a decisão simplesmente pelo fato de ainda não ter um substituto para seu lugar.

E se a situação é ruim, lembrando que o tricolor não ganhou nenhuma partida desde que voltou da paralisação da Copa do Mundo, ela ainda pode piorar. A CBF anunciou hoje a antecipação da janela, o que permite ao Internacional, adversário do tricolor nas semifinais da Libertadores da América, inscrever os três reforços que chegaram: Tinga, Rafael Sóbis e o goleiro Renan. O que no meu modo de ver é outra sacanagem da CBF em relação ao São Paulo.

Ou seja, o São Paulo nada, sozinho, contra a maré. E nesse momento só poderá contar com suas próprias forças para voltar a respirar aliviado. Que fase!

Nenhum comentário: