quarta-feira, 14 de julho de 2010

A "Copa" dos brasileiros está de volta

Tratando-se de futebol, o que mais tenho escutado nas ruas é que "agora sim começa a verdadeira Copa para os brasileiros". Essa frase quer dizer que a Copa do Mundo da África foi um verdadeiro fiasco para o povo do Brasil que, mesmo sabendo que a seleção formada por Dunga era fraca, acreditava num desfecho mais feliz. Como a decepção veio nas quartas de final, contra a Holanda, resta agora acreditar que o Brasileirão será o consolo do torcedor.

A expectativa para esse campeonato nacional é de que os grandes clubes iniciem uma disputa acirrada pela primeira posição e que isso se mantenha até a última rodada. É obvio que times considerados "pequenos" prometem dar trabalho. Tanto é verdade que o Ceará, que veio da série B, ocupa o segundo lugar, mas com o mesmo número de pontos que o líder Corinthians.

Ainda assim, não tenho a menor dúvida de que o título deve cair no colo de um dos quatro de sempre: São Paulo, Internacional, Santos e Corinthians. Acho até que poderemos ter uma quinta equipe no páreo, o Cruzeiro, que sempre chega forte. Desses cinco sairá o campeão.

Não vejo nenhuma equipe carioca brigando pelo caneco, embora acredite na força do Fluminense que está se reforçando e tem o comando do experiente Muricy Ramalho (três vezes campeão Brasileiro pelo São Paulo: 2006, 2007 e 2008). Deve ficar entre os 8 melhores. O Botafogo é fraco e no máximo disputará vaga na Sul-Americana. O Flamengo, atual campeão da competição, está em fase de "decomposição" (ou quem sabe seja mesmo uma composição, tratando-se de tranqueiras). As baixas são do goleiro Bruno, que está preso por suspeita de ter matado a ex-namorada, além de Adriano e Vagner Love que devem deixar o clube. A equipe deve brigar também por vaga na Sul-Americana.

Santos e Palmeiras farão, de cara, o clássico da rodada, nesta quinta-feira, 15/07, no estádio do Pacaembu. As equipes não se enfrentavam no estádio desde 1995, quando peixe levou a melhor. Para este confronto, o Santos faz mistério em relação à entrada de Ganso e Robinho. Se Ganso não jogar, entenderemos, pois o garoto fez, há pouco tempo, uma artroscopia no joelho e segue em recuperação. Mas o Robinho não tem desculpa. Chegou pela seleção, voltou mais cedo (devido à eliminação) e está em perfeitas condições. Se não jogar, será pura frescura.

Em contrapartida, o verdão deve ter o reforço do atacante Kléber e o retorno de Felipão ao comando da equipe. Ou seja, uma partida muito interessante para quem realmente gosta de futebol. Acho Felipão um dos melhores técnicos do Brasil e Kléber, o gladiador, como é conhecido, um dos melhores atacantes na atualidade, mas ainda assim creio numa vitória dos meninos da Vila. Duvido que eles tenham perdido a alegria de jogar.

Um comentário:

Larissa Ferreira disse...

Tem razão Fe...hoje a expectativa de que o verdadeiro futebol brasileiro, aquele futebol bonito de se ver, renasce e nos deixa ansiosos para voltar os olhos novamente para nossa terra,nossos estádios, nosso Brasil...tomara que os times correspondam a essa expectativa.
Bjo