segunda-feira, 13 de abril de 2009

Timão reverte a vantagem


A vitória do Corinthians sobre o São Paulo, ontem, no estádio do Pacaembu, é indiscutível. De virada, 2 a 1, o timão reverteu a vantagem do tricolor. Jogou melhor. Teve mais vontade, mais garra. Entrou com mais brilho. Foi mais ousado que o São Paulo.

Dentro de campo, mesmo tendo a menor porcentagem de posse de bola, o São Paulo foi quem mais chegou próximo de abrir o placar ou até mesmo de ampliá-lo, depois que já estava vencendo por 1 a 0. Mas mesmo assim o futebol que o São Paulo apresentou hoje não passou nem perto daquilo que ele pode mostrar. Foi a primeira vez, nesse ano, que vi o São Paulo jogar sem vontade.

Sou fã do técnico Muricy Ramalho, mas tenho que dizer que ele errou ao escalar a equipe pensando em apenas empatar o jogo. O São Paulo não sabe administrar e vantagem de jogar por dois empates. Acho que os jogadores do tricolor não sabem o que é entrar para segurar um resultado. Confundem com “relaxo”. Por desorganização na zaga, André Dias foi obrigado a parar uma jogada alvinegra com falta dura, o que resultou no seu primeiro cartão amarelo. No meio campo, Arouca estava lento e errou muitos passes, depois foi substituído por Joílson devido a uma dor na coxa esquerda. Hernanes, nem se fala. A criação da equipe se concentra nele, mas o craque do time mal tocou na “pelota”, ou seja, se o setor de criação não trabalha, o ataque não recebe bola. Rogério Ceni, mesmo fazendo duas grandes defesas, aliás, salvadoras, esteve apático na partida. Se não fosse a “santa” trave esquerda, teria engolido um verdadeiro frango.

Erros de arbitragem tiveram vários. O primeiro foi ao validar o gol de Miranda. Ele empurrou o zagueiro corinthiano. Mas o mais prejudicado com a má atuação de Salvio Espinola foi o próprio tricolor. Mesmo tendo um gol "ilegal" validado, ficou muito claro que, na mesma jogada, segundos antes, o atacante Washington foi empurrado dentro da área, o que deveria ser marcado um pênalti. Outro grave erro foi quando Ronaldo agrediu André Dias e somente recebeu o cartão amarelo. O jornalista Wagner Belmonte levantou a lebre: Será que há alguma lei que proíbe expulsar o fenômeno? Por incrível que pareça, logo no começo do segundo tempo, numa jogada normal fora da grande área do goleiro do São Paulo, Espinola marca uma falta inexistente a favor do Corinthians e para piorar o erro, expulsa André Dias, desfalcando a equipe inclusive para a próxima partida, no Morumbi. Erros que não mudariam a história do jogo? Não sei. Mas não é fácil jogar um clássico sem um zagueiro tão importante como André. Principalmente por se tratar do melhor zagueiro, em atividade, no Brasil.

“Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura”. Essa expressão popular diz tudo. O Corinthians não mostrava tanto perigo nas suas subidas ao ataque, mas pressionou tanto que conseguiu chegar ao seu segundo gol, no finalzinho da partida, contando com uma falha de Jorge Wagner, que perdeu a bola na lateral direita e deu de presente para Cristhian. Festa da Fiel. Tudo muito lindo, até o autor do gol comemorar o feito com expressões de desrespeito ao torcedor adversário. Mostrou que ainda é um jogador bastante imaturo e que não respeita o futebol. Duvido ser punido, tanto pelas autoridades do esporte, quanto pela diretoria do Corinthians. Mais uma vez acabará em pizza. E assim o futebol vai perdendo seu respeito.

No próximo domingo o jogo será diferente. O São Paulo entrará na partida mais aceso. Não tenho dúvida, mesmo porque, agora precisa de uma vitória para seguir na competição, além de jogar em casa, com sua torcida em maior número.

Será que é a vez de Mano Menezes ser o covarde da rodada?

Imagem: Marcos Ribolli / Globo Esporte.com

Nenhum comentário: