quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Brasil na Copa de 2010


Não quero ser repetitivo, mas todos sabem da minha antipatia à seleção Brasileira dos últimos 11 anos, desde a vergonha que nós, torcedores, passamos na Copa do Mundo da França, no qual covardemente o Brasil entregou de mão-beijada a taça aos anfitriões.
Alí ficou provado o quanto a organização que comanda o futebol brasileiro é corrupta e, desde então, perdi totalmente o “tesão” por acompanhar jogos da seleção Brasileira. Mas isso é um assunto muito complicado e que prefiro não entrar em detalhes.

Claro que em 2002, a história foi outra. O então treinador da seleção, Luis Felipe Scolari, mostrou sua competência e sua autoridade ao convocar os melhores de cada posição para representar o nosso País, diferentemente de outros que passaram no comando da equipe canarinha, que ridicularmente agiram como verdadeiros “paus-mandados” e convocaram somente aqueles que tinham um bom relacionamento com grandes empresários de jogadores ($). Outros faziam parte dos convocados porque eram patrocinados pelo fornecedor esportivo do Brasil e de muitas outras seleções, aliás, há quem diga que esse tal fornecedor esportivo manda no futebol. Quem sou eu para duvidar?

Mas com a excessão dessa equipe de Felipão, nenhuma partida da seleção me encantou. Obviamente em jogos contra a Argentina, a minha insatisfação com os cartolas, jogadores e comissão técnica da equipe Brasileira fica para segundo plano, porque entra uma questão de rivalidade no qual não suporto a arrogância dos rivais, embora muitas vezes “nós” também tenhamos agido com total falta de respeito ao nossos adversários.

Nos dias que antecederam a partida contra a Argentina, em Rosário, andei dizendo categoricamente que torceria como nunca para a nossa seleção, principalmente pela falta de respeito vinda do comandante argentino, Maradona, que andou tirando sarro da seleção Brasileira e falando que o Brasil não teria mais do que 30% de chances de vencer a Argentina. Mas quem muito fala geralmente tem de engolir seco depois. Não deu outra. O Brasil venceu, e bonito, por 3 a 1.

Se você me perguntar se gosto do Dunga, te respondo imediatamente que “não”. Primeiro porque não posso acreditar na possibilidade de ter como treinador de uma das Seleções mais importantes do mundo, isso se não for a mais importante, um cara que nunca treinou, sequer, uma equipe de várzea. Segundo porque tenho muitas dúvidas em relação ao caráter dele. Certamente é outro assunto que não vem ao caso.

Por outro lado, não posso jamais deixar de ser realista e me fazer de cego a ponto de não enxergar que, bem ou mal, o “cara” está fazendo um bom trabalho. E isso não sou eu quem diz, mas os resultados nos mostram. “O que é certo é certo!”

Ontem, na Bahia, a seleção Brasileira, jogando com o time quase todo reserva, venceu o Chile, com três gols do atacante Nilmar, e por falar nele, foi o melhor da partida. Está certo que essa equipe chilena é muito fraca, mas o Brasil entrou em campo determinado e mostrou que já possui um padrão de jogo, que é entendido até pelos jogadores resevas. Isso é muito bom. Com esse resultado o Brasil já está classificado para a Copa do Mundo de 2010, mantendo a tradição de nunca ficar de fora de uma Copa, aliás, é a única seleção que conseguiu esse triunfo.

Mas para ser sincero, o que realmente me deixou contente foi saber que a Argentina perdeu de 1 a 0 para o Paraguai, o que complicou muito a vida dos “Hermanos”, que possuem 22 pontos, ocupando a quinta colocação. Para se classificar, a Argentina terá de ganhar do Peru e torcer para que o Equador perca ou empate sua próxima partida, que será contra o Uruguai.

Que situação, Sr. Maradona. Sinto que você realmente ficará marcado na história do Futebol. Não como você gostaria, como o rei do futebol, afinal, rei é só um, e ele é brasileiro, mas como o cara que não conseguiu levar a Argentina para a Copa do Mundo de 2010.

4 comentários:

Carlos Henrique Pereira disse...

Cara, como diria o Galvão Bueno, "ganhar é bom, mas ganhar da Argentina é muito melhor!".

Que muita gente discorde de como a CBF é administrada, de como a seleção brasileira é rodeada de segundos interesses, eu até entendo. O que eu não suporto é ver brasileiro dizendo que torce pela Argentina ou que torce contra o Brasil. Isso é o cúmulo do antinacionalismo. Se não gosta, que fique imparcial. Mas, torcer contra seu próprio país ou ainda torcer pela seleção que é nossa maior rival e cujos compatriotas jamais torceriam a favor do Brasil, se tratando de futebol, acho um absurdo. E um absurdo que não é incomum.

Quanto ao Dunga, acho que ele tem que rever sua postura diante da imprensa e diante da torcida, pois o que ele fez com a torcida baiana em Pituaçu foi inaceitável. Passível de processo.

Abraço,

http://blogcraquesdebola.blogspot.com

Fernando Richter disse...

Pois é Carlos.

Torcer contra é algo muito antipatriota, sem dúvida. Conheço pessoas que torcem contra o próprio País, mas enfim.

Comigo o que acontece é que perdi o tesão por torcer pelo Brasil. Está muito claro que virou algo mais do que comercial, e isso é triste.

Mas é como falei, contra a Argentina qualquer sentimento desse tipo fica para segundo plano! rs

Obrigado por visitar meu blog. Você é sempre muito bem-vindo.

Fernando Richter

João Victor disse...

Ainda Confio na Argentina para ser campeã! Aposto que ela vai ir da mesma forma que o Brasil em 2002. (desacreditada)

Avante Hermanos! \o

Fernando Richter disse...

OLá João Victor,

Tomara que você erre 100% no palpite. rsrsrsrs

Argentino bom é Argentino desclassificado! rsrsrs

Grande abraço,

Fernando Richter