terça-feira, 5 de outubro de 2010

Enfim, Luxa aceita proposta e assume Mengo

Depois de um dia inteiro de suspense, eis que Vanderlei Luxemburgo resolve aceitar a proposta do Flamengo e assume o comando da equipe carioca.

O contrato do novo treinador tem validade até o fim de 2012, quando termina a gestão de Patrícia Amorin, presidente do clube.

Depois de uma boa conversa, Luxa conseguiu convencer a diretoria rubro-negra a contratar pelo menos dois de sua enorme equipe (geralmente são mais de 6 integrantes): o preparador físico Antônio Melo e o auxiliar Antônio Lopes Junior, filho do técnico Antônio Lopes, serão os homens de confiança do treinador.

Essa é a terceira vez que Luxa comanda o Flamengo. A primeira, em 1991, teve uma passagem discreta. Na segunda, em 1995, chegou à Gávea com status de campeão, já que havia conquistado os bicampeonatos Brasileiro e Paulista (92 e 93) pelo Palmeiras.

À época, o que ele não esperava era encontrar, logo de cara, o tetracampeão Romário, que também chegava ao clube como uma das maiores estrelas da equipe. E aí a vaidade falou muito mais alto. Um briga de egos fez com que Luxa optasse por sair do Mengo.

Hoje, em situação não tão favorável, já que há poucos dias foi demitido do Atlético-MG por não conseguir estabilizar a equipe numa posição confortável, Luxa terá a difícil missão de levantar o Flamengo, que ocupa a 15ª colocação e corre sérios riscos de entrar na zona de rebaixamento. 

Competência ele tem, e isso seu currículo é quem diz. Mas há tempos Vanderlei Luxemburgo não passa de mero treinador sem destaque. Há quem diga, inclusive, que seu desempenho de treinador caiu muito depois que ele resolveu virar empresário, ou manager, como foi rotulado pela imprensa, do futebol.

Luxa está pegando a mesma "bucha" que Carpegiani está pegando no São Paulo....

Nenhum comentário: