quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A mesma velha história...

Outro estádio de grande porte corre riscos de não participar da Copa do Mundo de 2014, que será sediada no Brasil. Dessa vez o alvo de exigências insanas é o Beira-Rio, casa do Internacional e palco de espetáculos do futebol no Rio Grande do Sul.

A Fifa, entidade maior do futebol mundial, anunciou nesta quinta-feira que o estádio colorado terá de sofrer algumas transformações, além das reformas previstas, para poder ser sede de jogos importantes no próximo Mundial.

A exigência agora é o rebaixamento do gramado em até 1,5 metro, para que a visualização do campo seja melhor aos torcedores que assistirem às partidas nas cadeiras inferiores.

A diretoria do Inter já havia informado à entidade esportiva que tal reforma seria impossível, já que o estádio não leva o nome de Beira-Rio à toa. Ele fica à beira do Rio Guaíba e o local onde está situado foi aterrado para que ele pudesse ser construído alí. Ou seja, qualquer escavação faria do gramado verde uma imensa piscina Olímpica. Talvez resolvesse o problema para a Olimpíada de 2016 (risos).

Brincadeiras à parte, o fato é que o Inter terá de ter muita lábia e jogo de cintura, pois precisará do apoio da CBF e do Comitê Organizador Local, cujo presidente é um só: Ricardo Teixeira.

E o "ditador" do futebol costuma guardar rancor de clubes que se opõem às suas regras e às suas ordens. Lembrando, inclusive, que o Internacional foi uma das equipes que votou na chapa de oposição à que ele (Ricardo Teixeira) apoiava para presidente do Clube dos 13.

Para legitimar o que estou falando, basta ver o preço alto que o São Paulo está pagando por peitar o "Sr. dono do mundo". O castigo foi o veto do Morumbi, depois de cinco novos projetos apresentados, para sediar a abertura do evento.

Por outro lado, a dignidade, a honra e hombridade são impagáveis. E é por isso que tenho imenso orgulho do São Paulo Futebol Clube. Foi o único clube que não abaixou a bola para o tal cartola.

Sobre o estádio do Inter, talvez o caso não seja apenas "birra", mas uma questão mais ampla e no mínimo desconfiavel. Por que será que apenas os clubes particulares estão enfrentando esses problemas? Entranho, não? É obvio que para "eles" construir um estádio novo é muito mais interessante. Os motivos? Preciso mesmo dizer? acho que não. Estamos todos cansados de saber como as coisas funcionam no nosso País.

Nos resta saber quais serão as cenas dos próximos capítulos de: "O Beira-Rio".

É bom que o torcedor colorado se prepare para uma notícia desagradável a respeito...

Nenhum comentário: