domingo, 3 de outubro de 2010

Rodada dos empates

A 27ª rodada do Campeonato Brasileiro teve apenas quatro vitórias nos dez jogos que aconteceram: 

A primeira foi com o Vasco que, jogando em casa, virou para cima do Goiás e venceu a partida por 3 a 2. O jogo foi bom. Esse foi o único jogo na sexta-feira.

As outras três vitórias ocorreram neste sábado: O Grêmio foi ao Barradão e atropelou o Vitória, por 3 a 0, e já subiu para a 8ª posição, com 39 pontos. 

Com o mesmo placar de 3 a 0 o Internacional passou pelo Guarani, no Beira-Rio, e chegou aos 44 pontos, ocupando a quarta colocação na tabela. Fiquem de olho no Inter.

Quem realmente surpreendeu foi o Atlético-MG, que foi ao Serra Dourada e, mesmo depois de ver o Atlético-GO duas vezes na frente no marcador, virou a partida e venceu por 3 a 2. Mas ainda continua na zona de rebaixamento, abaixo justamente do clube Goiano.

Já as outras seis partidas terminaram empatadas. Algumas de modo bastante frustrantes, principalmente nos clássicos.

Na Vila Belmiro o Santos recebeu o Palmeiras. O começo agitado dava a entender que teríamos um grande espetáculo, principalmente porque o Neymar andou prometendo que jogaria o seu mais maravilhoso futebol, enquanto, pelo outro lado, o Palmeiras está numa ascensão incrível.

Mas o jogo foi cheio de faltas, truncado e sem nenhuma emoção. Kléber abriu o placar para o verdão e Danilo fez contra, deixando o placar igual. Final: 1a 1.

No Rio de Janeiro, Botafogo e Flamengo se encontraram. O Mengão estava melhor na partida, mas foi o Fogão quem abriu o placar, aos 35 minutos, com Lúcio Flávio. Um verdadeiro balde de água fria para o Flamengo que vem de uma tremenda "fria" há tempos.

No segundo tempo, a chance do empate veio com o pênalti marcado aos 30 minutos da etapa complementar. Petkovic foi para a cobrança e o goleiro Jefferson praticou uma belíssima defesa, lembrando o Dida em sua fase esplêndida, mas no rebote a defesa botafoguense cochilou e Léo Moura balançou a rede. Final, igual em Santos, 1 a 1.

O líder Fluminense também decepcionou. Foi ao Prudentão encarar o fraco Grêmio Prudente e, aos 33 do primeiro tempo, Rodriguinho colocou o Flu na frente. Mas cedeu o empate aos 27 do segundo tempo com um gol de Willian. Mais um placar terminado em 1 a 1.

E o Corinthians mais uma vez deixou escapar a oportunidade de encostar no líder. Jogando em casa, tomou um verdadeiro baile do Ceará, que beira a zona de rebaixamento. A equipe visitante abriu 2 a 0 sobre os anfitriões. O timão só diminuiu aos 25 minutos do segundo tempo, com Paulinho. E teve uma tremenda sorte que a zaga do Ceará falhou e o goleiro ficou indeciso se pulava ou não na bola que veio da cobrança de falta de Defederico. Final: 2 a 2. 

Por falar em oportunidade de encostar, se o Cruzeiro tivesse vencido o Atlético-PR, na Arena do Jacaré, teria ido a 50 pontos e assumido a segunda colocação, já que o Corinthians possui 49 pontos. Mas os chutes dos atacantes cruzeirenses pararam nas mãos do grande goleiro Neto, que defendeu até pensamento.

Agora, a pior partida da rodada foi entre Avaí e São Paulo. Diferente do que o Lucas, atacante do tricolor, me disse há algumas horas, não vi raça nenhuma da equipe paulista. Pelo contrário. Vi um jogo digno de duas equipes de várzea. Muitas faltas, muitos erros de passe, poucas finalizações e erros grotescos de arbitragem. Resumindo, algo muito difícil de assistir.

Mais uma vez o São Paulo foi prejudicado por erros de arbitragem que, na minha opinião, são frutos de uma briga intensa entre o clube paulista com a "poderosa" CBF. Mas, independente disso, se o São Paulo fosse competente, arbitragem nenhuma tiraria seus três pontos. Ou seja, a má arbitragem que vem perseguindo o tricolor não é desculpa para a terrível atuação da equipe. 

No caso do São Paulo é falta de vergonha na cara!

Nenhum comentário: