terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Não aguentamos mais Taça das Bolinhas, Ricardo Teixeira e CBF

Para simplificar o que penso sobre CBF, Ricardo Teixeira e Taça das Bolinhas.

Em 1987 o Flamengo foi o Campeão da Copa União (módulo Verde). Neste mesmo ano, o Sport conquistou a Taça Roberto Gomes Pedrosa (módulo Amarelo).

O regulamento da CBF dizia que para que fosse declarado um único campeão daquele ano teria de acontecer um confronto entre os campeões de cada módulo, ou seja, uma "espécie de final" entre Flamengo e Sport.

O Flamengo se recusou a jogar essa "final". A CBF, por sua vez, declarou "coerentemente" o Sport como o único e verdadeiro campeão Brasileiro de 1987.

A equipe carioca, não satisfeita, entrou na justiça comum para tentar uma virada na situação, mas não teve sucesso. Em 1994 a justiça declarou o Sport campeão, respaldando legalmente a CBF.

Em 2007 o São Paulo Futebol Clube conquistou seu quinto campeonato Brasileiro, o que lhe deu direito de levar para sua galeria a tal famosa Taça das Bolinhas (cujo seria entregue ao 1º clube pentacampeão).

Ah, meus amigos. Isso mexeu com os colegas cariocas.

O Mengão ficou desesperado ao saber que a Taça seria entregue ao Tricolor do Morumbi.

Enquanto o Flamengo brigava e ameaçava entrar novamente na justiça comum, Ricardo Teixeira continuava firme com sua palavra. "O campeão de 87 é o Sport".

Estranho. Muito estranho. O presidente da CBF tomando atitudes coerentes? Ressalto: muito estranho...

A decisão durou até que muito tempo, já que estamos falando de uma postura de Teixeira a favor do São Paulo. Sim, ninguém aqui é bobo o bastante para não enxergar a briga política que há entre o clube paulista e a entidade máxima do futebol brasileiro.

Para tremendo desgosto da presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, nesta semana o Tricolor recebeu de vez a tal "Taça das Bolinhas".

Patricia resolveu então procurar Ricardo Teixeira, em seu escritório na entidade. Bastaram algumas horas de conversa e o "magnífico" presidente resolveu jogar toda sua palavra para o ar e reconhecer oficialmente o título de 1987 ao Flamengo. O que foi dito entre os dois? Ninguém sabe.

Mas é certo que foi um toque mágico, algo espetacular, uma jogada de mestre de Ricardo Teixeira. Foi, na verdade, aquilo que já vimos diversas vezes quando se trata de clubes cariocas: uma "virada de mesa".

Está evidente que Teixeira premeditou tudo. Fez o São Paulo acreditar que teria apoio da CBF e que a Taça das Bolinhas era algo que deveria ser trazido para o clube e, quando isso de fato aconteceu, resolveu mudar sua opinião, contrariando inclusive a justiça comum, dando força para o Flamengo se sentir no direito/obrigação de ter de volta a tal Taça.

Tudo isso para causar uma briga entre os dois clubes, já que o Flamengo já disse que não vai descansar até resgatar a Taça, enquanto o São Paulo garante que a Taça não sai do Morumbi por nada nesse mundo.

Há, na minha modesta opinião, três coisas a serem banidas do futebol:

1º) Taça das Bolinhas, assim evitaria briga entre clubes e a exposição ao ridículo, como estão fazendo São Paulo e Flamengo.

2º) Ricardo Teixeira, pois ninguém mais aguenta seus "trambiques" políticos que tanto denigrem o futebol.

3º) CBF, que é como o Palácio do Planalto. Parece não ter mais solução. Se sair o comandante atual, possivelmente entrará outro parecido ou pior. Os clubes deveriam se unir e elaborarem campeonatos por conta própria.

Um comentário:

Camilla disse...

Realmente não dá para aguentar essa "novela" da taça das bolinhas, chaaatoooo! Na minha opinião a unica coisa que podemos ter certeza nisso tudo é que estamos em época de liquidação de títulos, triste para o Brasil que não pode ter coerência e responsabilidade nem no esporte!