terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

"Treino é treino, jogo é jogo"

Ronaldinho, no Flamengo, tem treinado bastante e feito belos gols de falta. Já Rivaldo, no São Paulo, tem feito bem o papel de armador da equipe e hoje até marcou um gol praticamente do circulo central. Um golaço. Lembrando que tudo isso tem sido cenas vistas apenas nos treinos, já que os dois ainda não estrearam pelo seus novos clubes.

Calma lá, meus amigos!

Não vão se iludindo apenas pelo que a mídia vem noticiando a respeito das boas atuações (nos treinos) de Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo, pelo Flamengo e pelo São Paulo, respectivamente. Como já dizia o sábio Didi, "treino é treino, jogo é jogo".

Apenas como um adendo a quem não sabe, a frase ficou famosa em meados de 1958, quando o técnico Vicente Feola preparava a seleção Brasileira para a Copa na Suécia e alguns jogadores estavam sendo barrados pela comissão técnica. Daí, Didi, que estava para ser cortado também sob a acusação de não estar se esforçando como deveria nos treinamentos, soltou a tal pérola.

A princípio, pareceu um tremendo drible do jogador para cima da comissão, com o intuito de permanecer na equipe. Talvez nem mesmo o próprio Didi tivesse a percepção de que ele havia dito algo muito verdadeiro e que ficaria registrado na história do esporte mais querido do mundo por toda a eternidade.

Para legitimar máxima de Didi, darei o maior exemplo que conheci: Romário, o "baixinho". O atacante passou por quase todos os grandes clubes do Rio de Janeiro, além de muitos outros esquadrões, inclusive o competente Barcelona, mas nunca foi fã de treinamentos. Porém, quando chegava nos jogos chamava a responsabilidade para si e arrebentava.

Que fique claro que não sou partidário do jogador indisciplinado. Longe disso. Prezo muito o modelo de atleta que Telê Santana gostava de trabalhar: humilde, responsável, leal, trabalhador, esforçado. Apenas quis dizer com isso que uma coisa é o cara "comer a bola" no treino, outra coisa é esse mesmo cidadão entrar no jogo e fazer toda a diferença. São duas pontas completamente diferentes.

Não estou querendo dizer também que tanto Ronaldinho quanto Rivaldo não darão certo nesse retorno ao Brasil. Muito pelo contrário. Aposto na capacidade, habilidade e inteligência de ambos. Apenas acho que devemos esperar a bola rolar de verdade para os dois craques. Afinal de contas, cautela nunca é demais e futebol se vê apenas dentro de campo, na hora do "vamos ver".

2 comentários:

kmilla disse...

Concorde com vc Fernando, na hora do jogo é q o "bicho pega" então temos q esperar pra ver como Rivaldo e Ronaldinho vão se sair na estréia, acredito q se saiam bem, mais só na hora vamos ver. Acredito tbm q tenham mtos jogadores q se destacam nos treinamentos e no jogo nada essa é a única explikção pra colokrem o Cleber Santana de titular do SPFC! kkkk

Fernando Richter disse...

Bom dia Kamila,

Há uma história que rola no futebol que diz: "É em treino que se conquista uma posição (de titular)". E eu concordo, claro. Porém, complemento com a seguinte frase: "É em jogo que se sustenta a tal posição".

Ou seja, não adianta apenas nego arrebentar no treino, porque se ele não atuar bem no jogo, a torcida vai cobrar e o técnico será obrigado a tirá-lo.

Enfim, o jeito é aguardar mesmo... rs

Obrigado pela visita.
bj