
Se não foi a melhor, foi "uma das" melhores rodadas do Campeonato Brasileiro de 2009, que começou com o Palmeiras, na quarta-feira, perdendo para o Grêmio, no estádio Olímpico, por 2 a 0. E, com esse resultado, Flamengo e São Paulo iniciaram, de fato, uma disputa emocianante pelo título do estadual.
A 36ª rodada terminou neste domingo com sete jogos, sendo dois deles, considerados importantíssimos para a definição da primeira colocação na tabela.
A primeira partida foi entre Botafogo e São Paulo, no estádio Engenhão, no Rio de Janeiro. Com uma "ajudinha" do STJD que suspendeu três jogadores - Dagoberto, Borges e Jean - por três jogos, o tricolor entrou em campo sem cinco titulares, já que André Dias e Hugo também estavam suspensos por levar o terceiro cartão amarelo na última partida, contra o Vitória, e assm não conseguiu sair vitorioso.
A equipe comandada por Ricardo Gomes iniciou o jogo bastante sonolenta e, dessa forma, sofreu o primeiro gol, aos 14 minutos, com um belo chute de Jobson no ângulo esquerdo de Ceni.
Precisou sair atrás no marcador para o tricolor paulista acordar e colocar o seu ritmo de jogo, até que, aos 50 minutos, Washington empatou de cabeça.
O segundo tempo foi melhor para as duas equipes. Tanto o Botafogo quanto o São Paulo não se limitaram a defender e partiram para o ataque. Mas foi o São Paulo que conseguiu chegar ao segundo gol primeiro, com Jorge Wagner.
Enganou-se aquele que pensou que o Botafogo se entregaria depois do segundo gol sofrido. Mal o tricolor comemorou o gol e Renato aproveitou confusão dentro da área são-paulina, empatando a partida.
Daí em diante, a partida ficou cada vez mais aberta, com as duas equipes chegando com perigo. O São Paulo teve três chances importantes para definir a partida, mas o ataque tinha Washington e Marlos. Nem preciso dizer mais nada...
E claro, "aquele que não faz, toma". No finalzinho da partida, aos 44 minutos e já sem Richarlyson que foi expulso - e desfalcará a equipe contra o Goiás -, Jobson fez o terceiro gol para os donos da casa, decretando a vitória do fogão, por 3 a 2.
Não foi um resultado que a torcida são-paulina esperava, obviamente, mas a rodada não foi tão cruel assim com o clube paulista.
Também no Rio de Janeiro, mas no Maracanã, o Flamengo, já sabendo do resultado do jogo do seu concorrente direto, o São Paulo - pois a partida começou mais tarde, às 19h30 -, precisava de uma vitória para assumir a liderança da competição.
Tudo foi muito bem preparado pelos torcedores e dirigentes do clube. Uma grande festa contagiou as arquibancadas. A torcida fez sua parte, com pouco mais de 83 mil torcedores presentes, gritando, apoiando e demonstrando uma força inacreditavel, como sempre.
Dentro de campo os jogadores não corresponderam à altura. O Flamengo dominou os 90 minutos de partida, fora os 6 minutos (total) de acréscimo. O goiás até tentou, algumas vezes, chegar ao gol do Flamengo, mas todas as tentativas não levaram perigo à equipe da casa. Claro que não podemos deixar de dizer, e até dar os méritos mercidos, que o Goiás se defendeu muito bem. Na minha opinião, o goleiro Harlei foi o nome do jogo.
A partida terminou 0 a 0, o que deixou a multidão carioca, que lotou o Maracanã, bastante chateada. Pelo menos foi o que deu para perceber nas imagens das arquibancadas, logo após o apito final do árbitro.
Em contrapartida, os torcedores do São Paulo puderam respirar mais aliviado, pois o empate do Flamengo manteve os tricolores na ponta da tabela, embora tenha perdido um jogo aparentemente fácil. (veja tabela completa ao lado)
Foto:
http://www.blogger.com/www.globoesporte.com