quarta-feira, 26 de maio de 2010

"Choque-Rei": o clássico dos tabus

Enquanto descansa na Taça Libertadores da América, o São Paulo aproveita para se concentrar no Campeonato Brasileiro e correr atrás do pequeno prejuízo que já possui na competição, na qual ocupa a 11a colocação. Até o momento, foram três jogos. Na primeira partida, empatou com o Flamengo, no Maracanã, em 1 a 1. Perdeu em casa para o Botafogo, por 2 a 1 e venceu o Internacional no Beira-Rio, por 2 a 0.

Embora esteja embalado pelas duas incríveis vitórias sobre o Cruzeiro, na Libertadores e pelo ótimo resultado contra o Internacional, a missão do tricolor nesta quarta-feira é duríssima, pois enfrentará o arqui-rival Palmeiras.

O Verdão não vive sua melhor fase, mas goleou o Grêmio na última rodada do Brasileirão e motivação não deve faltar aos jogadores, principalmente por conta do novo treinador, que mostrou ser pé-quente, e por jogar um clássico. Todo jogador fica entusiasmado com clássicos.

A história do "choque-rei", como é conhecido o confronto entre as duas equipes, começa muito cedo, quando São Paulo Futebol Clube ainda era São Paulo da Floresta,e o Palmeiras ainda era o Palestra Itália, em 1930. Naquela ocasião, a disputa terminou empatada em 2 a 2.

De lá para cá foram 294 partidas, com uma leve vantagem do São Paulo sobre o Palmeiras: O tricolor possui 101 vitórias, enquanto o verdão possui 97. Já o número de empates é surpreendente. Foram 96.

A maior goleada no duelo entre as duas equipes aconteceu no ano de 1939, quando o São Paulo bateu o Palmeiras por 6 a 0, no estádio da Rua da Mooca, pelo campeonato Paulista.

Dentro do Morumbi, o verdão não vence o tricolor há 8 anos (15 jogos). Mas, embora as estatísticas apontem a favor do São Paulo, o time comandado pelo técnico Ricardo Gomes não venceu nenhum clássico paulista este ano (perdeu para Palmeiras, Portuguesa, Corinthians e três vezes para o Santos).

No dia 21 de fevereiro deste ano aconteceu o último "Choque-Rei", no Palestra Itália, no qual o alviverde saiu vitorioso balançando duas vezes o gol do tricolor. Portanto, hoje será um "clássico de tabus". O Palmeiras querendo vencer após 8 anos e o São Paulo em busca de sua primeira vitória num clássico o ano de 2010.
Foto: Acervo Tricolor

Nenhum comentário: