quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dia de decisão

“Sexta-feira coisa nenhuma”. O dia mais esperado por muitos brasileiros é a quarta-feira, principalmente quando a rodada esportiva está recheada de jogos importantes e decisivos.

Hoje teremos partidas importantíssimas que decidirão vagas para final e semifinal na Copa do Brasil e na Taça Libertadores da América, respectivamente.

Na Vila Belmiro, o Santos recebe a forte equipe do Grêmio e precisa de uma vitória simples para avançar à final da Copa do Brasil. Embora muitos especialistas em futebol tenham comentando que o Santos passará sem nenhuma dúvida sobre o tricolor gaúcho, acredito numa partida dura para as duas equipes, e que dificilmente se prevê um vencedor.

O Grêmio, comandado pelo técnico Silas, provou que é forte e que tem total condição de sair vitorioso diante de seu oponente. Já o Santos mostrou que não é imbatível e que há pontos vulneráveis na equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior, sendo uma delas a entrada de Rodriguinho no lugar de Marquinhos. Sem contar a zaga que não passa segurança ao torcedor santista.

Claro que não dá para esquecer que se tratando de atacar o Santos é arrasador, e isso fará da partida de hoje um grande espetáculo imperdível. O meu palpite, talvez um pouco mais arrojado, é de que o Grêmio, com muito sufoco, passa para a final.

Na Taça Libertadores da América, um jogo que eliminará um brasileiro da competição: São Paulo e Cruzeiro se enfrentam no estádio do Morumbi, às 21h40. A primeira partida, realizada no Mineirão, na quarta-feira passada, o tricolor venceu por 2 a 0, o que deixa a equipe numa situação mais confortável, embora a dificuldade seja ainda maior, já que o Cruzeiro tem um esquadrão bastante ofensivo e jogará a partida de sua vida nesta noite. Aliás, o São Paulo é um time que não pode ter a vantagem em suas mãos porque tem o costume de se acomodar em campo, como mostrou em vários momento de decisão.

Mas caso o tricolor paulista vença, será como dar o troco na equipe mineira que no ano passado eliminou os paulistas da competição Intercontinental na mesma “quartas de final”, e com duas vitórias (uma no Mineirão e uma no Morumbi).

Na véspera do confronto, o técnico Ricardo Gomes resolveu deixar Washington de fora (o jogador não foi relacionado para a partida), alegando que o atleta precisa se recondicionar fisicamente para voltar à equipe.

Em contrapartida, o Cruzeiro terá força máxima com a volta do goleiro Fábio e do atacante Kléber, recuperados de lesões.

Sem dúvida será uma rodada de muita emoção. Não sei como farei para dar conta de acompanhar dois grandes jogos, talvez nem consiga fazer isso, porque o coração pede mais atenção ao São Paulo. Mas, independente disso, alguns lances de Santos e Grêmio serão inevitáveis de assistir.

Estarei conectado à internet comentando, via twitter (@fernandorichter), os melhores momentos de cada partida. Até a noite...

Nenhum comentário: