quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cruzeiro e São Paulo: Duelo antigo

Nesta quarta-feira fria em São Paulo, nada como uma rodada quente de futebol para animar a todos. O Cruzeiro recebe o São Paulo, no Mineirão, pela Taça da Libertadores da América, e quem vencer o duelo, avança para a semifinal do torneio intercontinental.

A história entre as duas equipes é antiga. Dois dos maiores vencedores do futebol brasileiro, Cruzeiro e São Paulo trazem algumas curiosidades, sendo a maioria a favor do clube paulista.

O Tricolor possui um retrospecto mais vencedor em relação ao rival, além de ter o ataque mais positivo. Foram 51 jogos oficiais: 21 vitórias para o São Paulo, 13 para o Cruzeiro e 17 empates.

O primeiro jogo entre as duas equipes aconteceu em 25 de Fevereiro de 1943, num amistoso na cidade de Belo Horizonte no Estádio Independência. A partida terminou em 5 a 0 para os visitantes, com três gols do ídolo são-paulino Teixeirinha e dois de Américo.
Em 1997, o Tricolor Paulista repetiu a dose. Venceu os mineiros por 5 a 0, com 5 gols de Dodô, que se tornou, a partir de então, o maior goleador no clássico entre os dois times. Por incrível que pareça, as duas goleadas, com o placar de 5 a 0, do São Paulo sobre o Cruzeiro foram em Minas Gerais.

Mas o cruzeirense não esquece, jamais, da vitória sobre o tricolor na Copa do Brasil de 2000. Mineirão lotado. O empate favorecia os paulistas e a partida seguia empatada em 1 a 1 quando Rogério Pinheiro, zagueiro do São Paulo, faz falta em Giovani e o próprio fez o Gol na cobrança de falta, virando a partida e levando o Cruzeiro ao título.

Foi no Mineirão também que o goleiro artilheiro do tricolor, Rogério Ceni, passou a ser o recordista mundial. Tornou-se o Maior Goleiro-Artilheiro de todos os tempos, no ano de 2006, após marcar dois gols. Nesta mesma partida, Ceni ainda saiu como herói por defender um pênalti.
No ano passado, nas quartas de final da Taça Libertadores da América, o Cruzeiro eliminou o São Paulo depois de vencer as duas partidas (Morumbi e Mineirão).

Hoje, logo mais, às 21h45, teremos mais uma vez esse confronto entre os dois grandes do Brasil. E o mais interessante é que novamente vale a vaga para as semifinais da Libertadores. Quem leva essa?

Nenhum comentário: