segunda-feira, 10 de maio de 2010

Obrigação prejudica

Estou escutando o Esporte em Discussão da Jovem Pam e o assunto, no momento, é a desclassificação do Corinthians na Libertadores e o futuro do clube alvinegro no Brasileiro.

Aliás, esse assunto rende por um motivo muito simples: O timão é o único clube grande que ainda não possui o trofeu de campeão da Libertadores em sua galeria.

Não dá para culpar um ou outro individualmente pelo fracasso da equipe na competição. Há um conjunto de fatores que levaram os alvinegros à desclassificação, sendo o maior deles a própria pressão que torcida, mídia e clube impoem sobre os atletas.

O Presidente Andrés Sanches fez sua parte formando um bom elenco para ser vencedor no ano do Centenário. Mas só o fato de trazer tantos jogadores, muitos que jogam na mesma posição, já é um modo de pressionar.

Mano Menezes tinha tanta carta na manga que não soube decidir qual seria a que faria a diferença. Ele (Mano) não conseguiu definir o time titular para representar as cores "preto e branco".

Claro que, se tem alguém que precisa assumir essa culpa mais do que qualquer um é o técnico. Tenho que concordar com o comentarista do Grupo Bandeirantes, Neto, que disse que a equipe formada por Mano Menezes não consegue ser ofensiva. ele provou isso nos dois jogos contra o Flamengo. Mas tenho certeza que ele não queria ter escalado Ronaldo desde o começo da partida contra o mengo. É visível a falta de condicionamento físico do fenômeno. Só não vê quem não quer. Mas será que não houve certa "intimação" do patrocinador para que Ronaldo fosse titular absoluto?

O melhor caminho para o Timão conseguir conquistar o trofeu que falta à sua galeria é eliminar de vez essa obrigação que eles mesmos (diretoria, torcida e atletas) impoem sobre o Corinthians em vencer o torneio Intercontinetal.

Jogar com naturalidade é fundamental para manter a tranquilidade e atingir o objetivo. Acho que isso não é segredo nenhum, certo?

Nenhum comentário: