sexta-feira, 21 de maio de 2010

Libertadores: Um brasileiro já é finalista

Muitos dizem por aí, e eu concordo plenamente com isso, que Libertadores da América é algo mágico, suado, que carece de determinação, superação, sorte. Nem sempre a equipe que joga mais bonito vence. É preciso mais que isso. É preciso "respirar" a competição.

Com certeza o torcedor do São Paulo já estava se sentindo mais aliviado ao ver, até os 42 minutos do segundo tempo da partida entre Estudiantes e Internacional, que seu oponente para a semifinal da Libertadores seria uma equipe estrangeira (da Argentina). Afinal, jogar conta outro brasileiro aumenta a dificuldade e o favoritismo se transforma, muita vezes, num martírio.

O Estudiantes vencia a partida por 2 a 0, mas brilhou em campo aquilo que chamamos de "estrela" de uma equipe. Aos 43 minutos, 2 para o fim da partida, Giuliano recebeu um passe perfeito de Andrezinho na entrada da pequena área e rolou para o fundo da rede. Esse gol assegurou a classificação da equipe colorada para a próxima fase da competição Intercontinental, além de ter garantido um brasileiro na final do campeonato.

Mais uma vez veremos o confronto entre São Paulo e Internacional, pela Libertadores. Em 2006 as duas equipes se encontraram na final da competição e o Colorado levou a melhor. Venceu o primeiro jogo no Morumbi, por 2 a 1, e empatou em casa, no Beira-Rio, em 2 a 2.

Este ano o duelo será válido pela semifinal e a vantagem de decidir em casa é do São Paulo. Em 2006, Fernandão foi o grande nome do Internacional naquela final. Por ironia do destino, eis que o atacante veste a camisa tricolor neste ano de 2010. O que deixa o espetáculo ainda mais emocionante. Jorge Wagner, atualmente meio-campo do Tricolor, também fazia parte do elenco Colorado.

O primeiro jogo entre São Paulo e Inter acontecerá após a Copa do Mundo da África do Sul, dia 28 de julho, no estádio Beira-Rio. Já a partida de volta acontecerá no dia 04 de agosto, no Morumbi, definindo de vez o finalista da competição.

Na outra chave da Libertadores, o Chivas foi primeiro classificado para as semifinais. A equipe mexicana foi a Assunção, no Paraguai, na última terça-feira, e perdeu para o Libertad, por 2 a 0, mas assim mesmo avançou para a próxima fase, já que havia vencido o jogo de ida, no México, por 3 a 0.

Ontem o Flamengo foi ao Chile enfrentar o "LA U", como é conhecido o Universidad do Chile. Embora tenha feito uma boa partida e até vencido o jogo, por 2 a 1, a equipe comandada pelo interino Rogério Lourenço não conseguiu a classificação para a próxima fase da competição. Somados os gols das duas partidas, cada equipe atingiu 5 gols, porém o "LA U" marcou mais fora de casa (na primeira partida, no Maracanã, o jogo terminou 4 a 3 para o Universidad). Chivas e Universidad se enfrentarão.

PONTOS FRACOS: O que me chateia é saber que ainda existe falta de profissionalismo dentro do futebol. Na partida entre Universidad do Chile e Flamengo, a torcida da casa atirou moedas e até bolinhas de golf nos jogadores do Flamengo. Enquanto na Argentina jogadores do Estudiantes agrediram os adversários após a desclassificação. O zagueiro Desábato partiu para cima do goleiro Abbondanzieri e daí virou uma guerra. Lamentável.


As semifinais ficaram da seguinte maneira:

Chivas x Universidad do Chile
São Paulo x Internacional

Fotos Giuliano e D´Alessandro/Veron: Blog do Lédio Carmona
Foto Wagner Love: Site GloboEsporte.com

Nenhum comentário: