sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Roberto Carlos não mentiu: "foi um Mundialito"

Mais uma polêmica envolvendo o contestado título do Corinthians de 2000.

Roberto Carlos, lateral-esquerdo do Corinthians, disse em entrevista ao programa Bola da Vez, da ESPN, que o Mundial de Clube da Fifa, tão enaltecido pelos torcedores corintianos, não passou de um "mundialito".

"Era um Mundialito. Mas, sinceramente, muitos jogadores do nosso time ficavam acordados até as 5h, 6h. O pessoal não dormiu, muitos vieram a passeio", disse Roberto.

A repercussão foi imediata. Muitos entenderam que Roberto Carlos menosprezou e desmereceu o título conquistado pelo Timão.

Na entrevista, Roberto confessou que as equipes europeias, principalmente o Real Madrid, no qual fazia parte do elenco, não deram tanta importância ao torneio conquistado pelo Corinthians.

"Além do mais, os times europeus enfrentaram um tremendo calor. O pessoal do Manchester United não saia da piscina lá no Rio", explicou o lateral.

Como atualmente RC atua no timão, as declarações o lavaram a um verdadeiro bombardeio de críticas. O que na minha humilde opinião é uma verdadeira ignorância. Afinal de contas, não acho que Roberto tenha desmerecido "o título do Corinthians", mas sim um torneio que, só pela sua organização e critério de seleção das equipes (algumas sim tiveram méritos para participar), não passou sequer credibilidade.

Mais uma vez ressalto que, para um clube brasileiro disputar um campeonato mundial, vencer a Libertadores da América é absolutamente indispensável.

Se há uma mancha nesse título, a culpa não é do Roberto Carlos, que nada mais fez do que ser sincero em suas sobre algo que é mais do evidente. Talvez também não seja culpa do Corinthians, não sei. O fato é que o Mundial de 2000 provou a forte posição política que atua nos bastidores do futebol.

O Corinthians não poderia, jamais, disputar esse torneio, mas houve, dentre outros interesses, uma necessidade de promover a competição. E ter uma equipe cuja sua torcida representa mais de 13% dos torcedores (em torno de 25 milhões de corintianos) no Brasil, seria mais do que interessante aos cofres dos envolvidos.

Raciocinando em cima dessa lógica, sem dúvida a vontade dos organizadores era ter o Flamengo na competição, pois assim aumentaria ainda mais a renda de público e de audiência na TV aberta. Porém seria muita cara-de-pau caso o clube carioca participasse sem ter conquistado nada, embora o título de campeão Brasileiro do Corinthians, naquela época, não o torne mais merecedor de representar o País do que qualquer outro clube.

Enfim... Essa imagem terrível só será apagada da história do Corinthians quando o clube definitivamente conquistar sua primeira Libertadores e, consequentemente, o Mundial da Fifa. Já para o futebol, essa mancha jamais será apagada.

2 comentários:

Anônimo disse...

A história dos campeonatos mundiais (O caso Corinthians)

No início de 1999, a Hicks Muse Tate & Furst (HMTF) anunciou um contrato de parceria com o Corinthians, campeão brasileiro do ano anterior. Meses depois, adquiriu 49% da empresa Traffic, que era de total propriedade de J. Háwilla, considerado um “rei” entre os empresários do futebol.
Háwilla continuou no comando da Traffic e, naquela época, sua empresa tinha uma boa relação comercial com a FIFA. Aproveitando todo este cenário favorável, a HMTF, que também era dona do canal esportivo PSN, decidiu elaborar um torneio internacional, a fim de promover a marca Corinthians no cenário mundial. Atendendo aos interesses de seus parceiros e visando lucros, a FIFA acabou aceitando a idéia de realizar tal competição no Brasil. Como não poderia deixar de ser, a Traffic foi a principal detentora dos direitos de exibição do chamado Campeonato Mundial de Clubes de 2000.
O Corinthians, conforme citado anteriormente, só participou do torneio porque os organizadores do mesmo eram seus parceiros. A divulgação da realização deste campeonato aconteceu em junho de 1999, obviamente depois que o Timão tinha garantido o título nacional do ano anterior, mas antes do Campeonato Brasileiro da temporada corrente começar, ou seja, o Corinthians tinha presença garantida na competição mesmo que fosse rebaixado para a segunda divisão nacional.
O “argumento” usado pelos organizadores na época é que o Timão entraria por ser o campeão do país-sede. Mas como isso seria possível se o Campeonato Brasileiro de 1999 ainda não havia começado e em 1998 ninguém cogitava a realização de uma competição deste tipo no Brasil?
A “desculpa” usada na época era de que "não haveria tempo” para outro clube se preparar para o torneio, já que o campeonato nacional terminaria em dezembro. (continua...)

FONTE: http://www.rankingdeclubes.com.br/historia_mundiais.htm

Anônimo disse...

Pelo que pude ver, este texto é baseado em muitas provas

Quem é o americano que, sem sequer conhecer o Corinthians, comprou o time.
http://veja.abril.com.br/290999/p_104.html

Por que o futebol está atraindo tanto dinheiro
http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0692/noticias/bola-s-a-m0052999

Por que Corinthians e Vasco no mundial?
http://www.orkut.com.br/CommMsgs?cmm=49067593&tid=5683254511675582972&start=1