quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Acabou a "mamata"...

O São Paulo, por não ter conseguido classificação para a Taça Libertadores da América deste ano de 2011, fará sua estreia na Copa do Brasil nesta quarta-feira. O adversário será o "embalado" Treze da Paraíba, que não perde em casa há 39 partidas.

Geralmente, equipes de pouco prestígio, consideradas "pequenas", costumam engrossar para cima dos "grandes". Na Copa do Brasil não é diferente. Quem não se lembra do Palmeiras, em 2002, desclassificado pelo Asa de Arapiraca?

Porém não será o Treze o principal adversário são-paulino nesta noite. A dificuldade maior será encarar o terrível estádio oferecido pelo seu oponente.

Um dos muitos buracos do estádio Amigão
O palco da batalha de hoje, o estádio Ernani Sátyro, mais conhecido como "Amigão", está em péssimo estado. O gramado está cheio de buracos (conforme foto do Marcelo Prado, do GloboEsporte.com, à esquerda), o que deve dificultar bastante para uma equipe mais técnica como o São Paulo.

Além do gramado ruim, os vestiários do estádio, principalmente o de visitantes (que hoje será utilizado pelo São Paulo), está praticamente alagado por causa de forte vazamento, causado pela falta de uma válvula. Inacreditável.

Parece mesmo um campo de várzea. Aliás, ao ler essas notícias de falta de infraestrutura me recordo da época em que eu disputava a Taça São Paulo (categorias infanto e infanto juvenil, hoje substituídas por Sub-15 e Sub-16) e Campeonato Estadual (conhecido como DEFE) pela queridíssima Escola de Futebol da Aclimação (por sinal, tem uma estrutura muito boa para uma escola de futebol) e que tínhamos de jogar em campos que davam até medo.

Agora, uma coisa é encarar essas dificuldades no futebol amador, outra coisa é o futebol profissional tolerar esse tipo de problema. Enfim, aí entramos num problema muito maior e bem mais polêmico que é a desorganização dos idealizadores, além de outros pontos pra lá de discutíveis.

Portanto, meus amigos. Acabou a moleza para o clube do Morumbi, tão desacostumado em atuar pelos "campinhos de terra" do Brasil. Boa sorte, Tricolor...

Um comentário:

Camilla disse...

Não se classificar pra Libertadores tem dessas coisas, só espero que nenhum jogador saia contundido por causa do gramado, e agora que estamos na Copa do Brasil é pra ganhar porque esse titulo a gente ainda não tem!