quinta-feira, 6 de maio de 2010

Será a maldição do centenário?

Foi o jogo mais disputado, sofrido, aguerrido, além de esperado, da Taça Libertadores da América de 2010. O Corinthians de Ronaldo, Roberto Carlos e companhia, venceu há pouco o Flamengo de Adriano e Vágner Love, por 2 a 1, no Estádio do Pacaembu. Resultado que não foi suficiente para classificar a equipe de Mano Menezes para a próxima fase da competição Intercontinental.

A decepção do Corinthians em ser eliminado, ainda nas oitavas de final, tem quatro motivos bastante aceitaveis: Primeiro que ninguém gosta de perder uma decisão, principalmente tratando-se de uma competição como essa. Segundo que o Corinthians é o único grande de São Paulo que não possui um troféu desse porte. Terceiro que esse é o ano do "Centenário" do Timão. E quarto que, para esse centenário, a diretoria alvi-negra fez um forte investimento justamente para quebrar esse tabu de nunca ter conquistado uma Libertadores. Ou seja, houve uma frustração quadriplicada.

Dentro de campo aconteceu aquilo que esperávamos: um futebol aberto com as duas equipes subindo ao ataque. O Corinthians, na minha opinião, foi melhor que o Flamengo pelo menos em 60% da partida. Fez um primeiro tempo impecável e conseguiu abrir 2 a 0 sobre o adversário.

Mas não há o que contestar ao futebol que o Flamengo apresentou no segundo tempo. Fez o seu único gol com um toque de bola envolvente, no qual o Vágner Love aproveitou a melhor chance que teve e empurrou a bola para o fundo do gol de Felipe. Mas seria injusto falar do gol de "Love" sem enaltecer a boa atuação de Kleberson. O meia entrou no segundo tempo e foi dele o passe para Vagner Love marcar o gol da classificação do Mengo.

Assim como foi a final do Paulistão entre Santos e Santo André, é difícil dizer quem foi merecedor da classificação no duelo entre os dois clubes mais populares do Brasil. O timão fez a melhor campanha da competição na fase de grupos, o contrário do Flamengo que entrou na "bacia das almas". Mas por outro lado, o Flamengo venceu o primeiro jogo, dentro de casa, e veio a São Paulo para fazer aquilo que realmente precisava para se classificar. Ou seja, fica impossível dizer quem deveria ou não avançar.

Eu só queria saber o que estão pensando nesse momento os "videntes" do jornalismo esportivo que erraram, e feio, na previsão do campeão da Libertadores de 2010. Muito se escutou por aí que o Corinthians era o nome certo para levar o caneco.

Ouvi o Sr. Neto e o Sr. Ulisses Costa dizendo que esse ano o título da Libertadores "já é do Corinthians". Como assim? De que jeito? Será que ele fará a final mesmo eliminado?

A verdade é que no futebol não há previsões. O futebol jogado dentro de campo não é uma matemática exata. Hoje uma equipe pode ser a melhor do país, mas amanhã ela pode, por algum motivo, cair de produção e se tornar a decepção (não é o caso do Corinthians porque, independentemente de qualquer coisa, a equipe foi guerreira).

Vencer a Libertadores, além de tirar um grito entalado na garganta, seria também o momento de o Corinthians dar a volta por cima e tentar, dignamente, chegar ao Mundial da Fifa, limpando a mancha que ficou depois do "torneio" que venceu em 2000, no qual participou de forma bastante duvidosa (assunto já abordado neste blog).

Agora só resta ao Corinthians tentar o Campeonato Brasileiro, que começa neste próximo sábado, para tentar não sair de mãos vazias no ano em que o clube comemora os seus 100 anos de história. A equipe comandada por Mano Menezes perdeu o Paulista e a Libertadores, mas os torcedores rivais mais fanáticos fazem questão de lembrar que o clube ainda teve decepção no Carnaval, com a derrota da Gaviões da Fiel, e no torneio de Showbol, no qual o Timão perdeu na final também para o Flamengo. Há quem diga, inclusive, que os alvi-negros vivem a tal maldição do centenário...

O que é de se lamentar nessa história toda é que um jogo de tanta expressão como esse não poderia acontecer nas oitavas de final. Imaginem uma semifinal entre essas duas equipes. Seria maravilhoso.

Mas a Libertadores continua e o próximo duelo de brasileiros será entre São Paulo e Cruzeiro, pelas quartas de final. Se der a lógica, o Cruzeiro avança para a semifinal da competição.

Foto: GloboEsporte.com

Um comentário:

Roberta Castro disse...

sabe que eu pensei nisso tb!? ano passado foi o inter, este ano o meu coringão! eu, hein! sai pra lá! tudo bem, logo mais é o palmeiras! kkkk. Curiosidade: nasci em 26 de agosto, data em q se comemora a fundação do palmeiras!! kkkk bbjos