domingo, 29 de agosto de 2010

Empate no duelo de tricolores


Quem foi ao Maracanã esta tarde de domingo quente no Rio De janeiro assistiu a um jogaço de bola.

Fluminense e São Paulo, que se encontram em situações completamente diferentes na tabela, empataram em 2 a 2, numa disputa em que teve um vencedor em cada tempo do jogo.

Na primeira etapa, o São Paulo foi superior e comandou a partida desde o primeiro minuto de bola rolando. Nem mesmo o único chute a gol da equipe do Fluminense, no qual resultou em gol de Deco, depois de uma jogada individual de Conca, afetou o bom futebol apresentado pelo tricolor do Morumbi.

Mesmo perdendo, o São Paulo encurralou a equipe carioca em seu campo de defesa e chegou ao empate com um gol do melhor jogador da partida: Rogério Ceni. Porque o melhor da partida? Logo vocês entenderão...

Aos 35 minutos, com sua inteligência e vendo que a barreira estava perto demais, Ceni bateu por baixo e guardou para o tricolor paulista. (1 a 1)

E se o gol do goleiro artilheiro levantou a pequena torcida são-paulina que compareceu no "Maraca", o gol de Fernandão, menos de um minuto depois, fez esses torcedores explodirem de felicidade. O São Paulo passava à frente neste momento. (2 a 1)

A boa marcação, o ótimo toque de bola e a marcação bem postada no meio de campo fez com que o São Paulo abrisse uma vantagem de 13 chutes a gol sobre apenas 2 do Fluminense. Mostrando a superioridade dos paulistas nesse confronto.

No fim do primeiro tempo, o Flu chegou com perigo, mas encontrou uma "barreira" chamada Rogério Ceni, que praticou uma defesa inacreditável, mais uma vez calando seus invejosos críticos.

No segundo tempo, a situação inverteu. Embora o Fluminense não tenha feito, nem de longe, o que o São Paulo fez na primeira etapa, Muricy conseguiu acalmar seus jogadores que dominaram pelo menos boa parte da etapa complementar.

Aos 15 minutos, novamente o Flu volta a balançar a rede, depois de uma cobrança de falta impecável de Conca e o desvio de cabeça de Leandro Euzébio.

Neste momento, até pelo histórico do São Paulo neste ano de 2010, pensei que o tricolor carioca fosse acabar de vez com o São Paulo, enterrando, inclusive, a esperança de reação nesta competição. "Errei".

Aos 26 minutos, o árbitro assinalou um pênalti pra lá de "mandraque" a favor do Fluminense, mas Rogério Ceni, protegido pelos Deuses do futebol, fez uma linda defesa depois da cobrança de Washington. Mais uma vez ele mostrou que ainda é um dos melhores do País.

Sem Fernandão em campo, substituído por Cléber Santana depois de sentir dores na coxa, e sem Fernandinho, substituído por Marlos, o São Paulo abriu mão do ataque e pensou em segurar o empate.

Ainda assim, teve outra grande chance de vencer o jogo. Richarlyson, que não atuou bem, mas que teve pequenos momentos produtivos, cruzou perfeitamente para Marcelinho que, sozinho, chutou por cima do gol de Fernando Henrique, desperdiçando a segunda melhor chance de gol da partida ( a primeira foi de Washington, de pênalti, já citada acima).

O Flu também poderia ter vencido quando, aos 37, Conca recebe passe dentro da área são-paulina e bate forte, mas Ceni, mais uma vez, para concretizar sua importante atuação no clássico dos tricolores, pratica a defesa.

Deu para notar por que ele foi o melhor em campo? (muitas defesas importantes, dentre elas um pênalti defendido, e um gol de falta)

No resumo da partida, o São Paulo foi muito melhor. Se não fosse a falha no segundo gol dos cariocas, eu diria que teve uma partida perfeita.

Diferentemente do confronto com o Corinthians, no qual parecia que os jogadores entraram com os pés amarrados, nota-se uma evolução nessa equipe. E isso deu para perceber desde quarta-feira passada, quando a equipe comandada pelo interino Baresi empatou com o Vasco.

Hoje, posso dizer que foi o melhor jogo do São Paulo neste brasileirão. Resta saber se a equipe manterá a pegada no decorrer do campeonato.

FOTO: Site GloboEsporte.com

Nenhum comentário: