terça-feira, 31 de agosto de 2010

Provocar faz parte

Os muros do CT (centro de Treinamento) do São Paulo apareceram pichados com tinta "preta".

Além de palavras como "eternos fregueses", a que mais chamou atenção foi a frase "A Copa do Mundo é Nossa", o que se refere ao estádio do Morumbi vetado para sediar a Copa de 2014. Dessa forma, deixou claro que o ato só pode ter sido praticado por torcedores do rival Corinthians, que terão o novo estádio (que ainda não foi construído) como representante do Estado de São Paulo.

Há quem diga que a imprensa chegou na Barra Funda antes mesmo dos pixadores e que tudo teria sido premeditado para aparecer nos principais jornais da cidade.

Mas não demorou muito para que a torcida tricolor revidasse a provocação. Cartazes foram pendurados nas ruas da capital com a seguinte frase: "Parabéns Galinhadas pelo ano 100 ter nada". As palavras traziam as cores vermelho e preto, com o fundo branco natural do papel, o que legitima a convicção da ideia ter partido de são-paulinos.

Pouco antes de os cartazes serem colados nos postes do centro de São Paulo, programas esportivos já noticiavam o ocorrido com um toque de polêmica.

Achei muito interessante a resposta do jornalista Leandro Quessada no programa Jogo Aberto, da TV Bandeirantes, ao ser questionado pela apresentadora Ranata Fan se ele havia sido informado com antecedência sobre a tal "pichação".

"Não fui avisado. Nem eu e nem o Neto, pois estávamos juntos ontem à noite. Mas também não acho que isso seja motivo de tanta polêmica. Mesmo porque, não houve nem mesmo ofensas", disse.

Concordo com o amigo Quessada. Num País em que a cultura é "pobre" e que por "pouco" vemos gente matando a sangue-frio, o que é uma provocação dessas? O futebol mexe com paixões e a rivalidade é sadia. Aliás, no meu modo de ver, provocação (desde que de forma civilizada e sem ofensas) é fundamental para manter aceso o clima de disputa.

Que fique claro que sou totalmente contra pichações. Mas o que defendo aqui é outra coisa, é a rivalidade consciente e civilizada, e não o ato de "pichar".

Vamos nos preocupar com outros assuntos mais importantes que assombram nosso País. Até mesmo dentro do próprio futebol...

Foto: Euclides Oltramari / Agência Estado, Retirada do Site GloboEsporte.com

Nenhum comentário: