sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Futebol digno

Vontade, empenho, determinação, coragem, raça, enfim. Esses foram alguns dos fatores que marcaram a vitória do São Paulo por 2 a 1, ontem, diante do forte Internacional no estádio do Morumbi, mas que não foram suficientes para classificar a equipe à final da Libertadores.

Peço licença aos internautas que acompanham o blog, mas essa será a primeira vez que "falarei" como torcedor neste espaço. Mas, claro, mesclado à coerência e sem nenhum tipo de fanatismo.

Não querendo de forma alguma desmerecer a equipe do Sul, que aliás merece todo nosso respeito, mas o São Paulo perdeu a classificação para o próprio São Paulo.

Dizem que em futebol no existe a palavra "se". E eu realmente concordo. Mas "se" a equipe de Ricardo Gomes tivesse entrado no Beira-Rio, há uma semana, jogando pelo menos metade do que vimos ontem, dificilmente qualquer time do Brasil tiraria a classificação do tricolor. E quando digo qualquer time, me refiro, inclusive, ao Santos (que tem no momento o futebol mais encantador).

Houve uma troca de vibrações entre equipe e torcida. Das arquibancadas, gritos ovacionavam os jogadores e, dentro de campo, os jogadores respondiam com raça e com um futebol de bom toque de bola, de toques curtos, com velocidade. A cada jogada interceptada pelos são-paulinos, um pedido dos atletas para a torcida explodir e apoiar. E, claro, todos os pedidos eram aceitos. O Morumbi estremecia.

Ao primeiro gol tricolor, calei-me por alguns segundos para observar a reação do público presente. "Me arrepia lembrar o quanto me arrepiei ".

De repente, gol do adversário, mas a torcida parecia não estar prestando atenção na partida. Os cantos não paravam. O Morumbi continuava balançar. Dentro de campo, os guerreiros vestidos de branco não se abalaram ao empate. Tanto que, minutos depois, Ricardo Oliveira, grande jogador, marca o segundo gol tricolor. Sim, explosão nas arquibancadas novamente.

Foi sem dúvida um São Paulo diferente, no qual eu ainda não tinha visto este ano. Infelizmente eles pecaram ao não levar tão a sério a primeira partida, no Sul, quando perderam por 1 a 0. Por isso o resultado de 2 a 1 não teve peso para a classificação, já que nesta competição leva-se em consideração o gol marcado fora de casa.

Assim que o árbitro encerrou a partida, os guerreiros da casa foram aplaudidos, merecidamente, pelos quase 60 mil torcedores presentes no estádio do Morumbi. Um momento que emocionou.

Não bastasse tudo isso, chego em casa, ligo a televisão e vejo imagens que do estádio sequer imaginei que pudesse ter acontecido: O choro do capitão Rogério Ceni, que com certeza ficará para a história. É, sem dúvida, um ato de amor ao clube que o paga, e peixão à camisa que veste.

Ao Inter, classificado sem emoção, restam meus parabéns pelo avanço à final...
Foto: SPFC.Net

Um comentário:

Larissa Ferreira disse...

Fe...muito bonita sua descrição sobre o jogo...enquanto eu acompanhava o jogo de casa, só pensava que eu queria estar lá no seu lugar para presenciar esse show...realmente, não acabou da forma que queríamos, mas vimos que o São Paulo tem força e garra para lutar por qualquer título, basta entrar com esse pensamento em TODAS as partidas.
Um abraço!