sábado, 8 de agosto de 2009

O Campeonato Brasileiro não pára...

A 18º rodada do Campeonato Brasileiro começou neste sábado com três jogos já encerrados.

A primeira partida, aliás, a única que acompanhei pela televisão, foi entre Botafogo e Atlético-PR. A equipe carioca, que perdeu no meio da semana a para o São Paulo, repetiu o baixo rendimento, mas dessa vez jogando em casa, e foi derrotado pelo Furacão.

Ainda no primeiro tempo, André Lima, aquele que jogou na equipe do Morumbi e quase saiu escorraçado pela torcida tricolor, perdeu um pênalti, além de ter "furado" a bola duas vezes, no momento de concluir a gol. Jogador medilcre.

Não foi a noite do Botafogo. A partida terminou 1 a 0 para os visitantes e já se fala em crise por lá. Bom mesmo foi para o Furacão que, com a vitória, avança para a 13º lugar, com 21 pontos.

Depois de vencer o Corinthians no meio da samana, o Náutico foi à Caruaru enfrentar o Santo André. A partida não aconteceu nos Aflitos porque o Náutico perdeu seu mando de campo. Com dois gols do atacante Carlinhos Bala o Náutico conquistou os três pontos, vencendo por 2 a 1, subindo para a 16ª colocação na competição.

Jogo bom mesmo foi na Vila Belmiro. O Santos saiu na frente e abriu 2 a 0 no placar, mas seu adversário era o "fantástico" Avaí, que conseguiu reagir e empatar a partida. O jogo terminou 2 a 2.

Resultado muito satisfatório para os catarinenses que assumem, neste momento, a 5ª colocação. Já para o Santos não foi tão bom. O Peixe foi a 24 pontos, ficando apenas em 11º colocado.

Amanhã cinco jogos compõem a rodada que deve pegar fogo.

O Vitória recebe o Fluminense no Barradão e luta para se aproximar do G4, por onde já esteve em rodadas anteriores. Já o Fluminense, embalado pela boa vitória sobre o Sport que aocorreu no meio da semana, luta para fugir do fantasma do rebaixamento.

Mas o jogo dos desesperados da rodada será entre Cruzeiro (17º colocado, com 17 pontos) e Coritiba (18º colocado, com 16 pontos). As duas equipes precisam vencer para deixarem a zona dos quatro piores da competição. Até agora não entendo o que acontece com o Cruzeiro que, depois de perder a Libertadores para o Estudiantes, não conseguiu se reerguer no Brasileirão. Será que a porrada foi tão forte que matou de vez a raposa?

Flamengo e Corinthians se enfrentam no Maracanã. Se esse encontro fosse, no mínimo, um mês e meio atrás eu diria que seria um jogo de "gala". Mas ultimamente as duas equipes não andam bem e fazem a partida que eu chamo de "jogo dos intermediários". O Timão está com 25 pontos e ocupa a 8º posição. Já os cariocas estão em 12º na tabela, mas com apenas 1 ponto de diferença dos paulistas - 24 pontos. Ronaldo não joga para o Corinthians e a única atração da partida será Adriano.

Será um jogo tão truncado que eu prefiro nem opinar no resultado.

Barueri e Grêmio se efrentam na Arena Barueri. Jogo muito bom de se assistir. O Barueri ocupa a 9ª posição e o Grêmio, a 7ª posição, mas as duas equipes têm o mesmo número de pontos na tabela - 25 cada. Isso nos garante um jogo bastante equilibrado com duas equipes buscando se aproximar cada vez mais - ou quem sabe até entrar - do G4.

Adoraria acompanhar esses jogos com bastante atenção, mas estarei presente no estádio do Morumbi para assistir São Paulo e Goiás. Um confronto que tem tudo para ser a partida de destaque da 18ª rodada.

O Tricolor, invicto há seis partidas, somando quatro vitórias consecutivas, ocupa a 6ª colocação, mas pode avançar para o grupo dos quatro melhores se conseguir vencer amanhã. Já o Goiás vive um momento muito bom e, se vencer o São Paulo, poderá atingir os 35 pontos, colando no líder Palmeiras que possui o mesmo número de pontos (35).

Será um ótimo jogo e uma eletrizante rodada de Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário: