domingo, 9 de agosto de 2009

Até quando veremos atletas morrendo dessa forma?

Notícia triste.

Não é primeira vez que escutamos falar que um jogador de futebol morreu, ou quase morreu, por problemas no coração. No Brasil tivemos um caso triste. No dia 27/10/2004, o São Caetano jogava contra o São Paulo, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, quando o zagueiro Serginho sofreu uma parada cardíaca e morreu.

Dessa vez, a vítima por problemas cardíacos foi o zagueiro e capitão do Espanyol, Dani Jarque. O jogador, de 26 anos, foi encontrado morto neste sábado, 8, no quarto do hotel onde a equipe se concentrava para uma partida amistosa, em Coverciano, na Itália.

Veja o link do Globo Esporte:

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/espanhol/0,,MUL1259853-9845,00-CAPITAO+DO+ESPANYOL+MORRE+DE+ATAQUE+CARDIACO+EM+HOTEL.html


Não podemos aceitar uma coisa dessa no esporte. Com tanta tecnologia e a medicina tão avançada, a saúde dos atletas deveria ser, no mínimo, muito bem controlada, observada, analisada. É muito triste saber que isso ainda acontece. Negligência é o nome que dou ao departamento médico de cada equipe de futebol, ou de qualquer outro esporte, que "permite" acontecer uma tragédia dessa.

Encerro o texto como comecei: NOTÍCIA TRISTE

Foto: Agência AFP / www.globoesporte.com

2 comentários:

Rafaela Andrade disse...

É uma questão muito séria. Pra que equipe médica se não é possível realizar exames básicos de rotina necessários para detectar problemas cardíacos e afins?

Quanto ao seu comentário lá no meu blog, gosto do Muricy, mas é página virada no São Paulo. O motivo do post foi só para mostrar que tudo isso é fogo que a imprensa põe, o próprio Muricy disse no rádio que não se ofendeu nem com o Dagoberto e nem com o Hugo, que eles disseram o que pensam e não lhe faltaram com o respeito, que essas perguntas tinham que acabar. E eu concordo. Tá bom, vamos em frente que a vida continua.
Um abraço

Fernando Richter disse...

Rafa,

Concordo plenamente com você. É uma questão muito séria mesmo, até porque trata-se saúde.

É uma pena que em muitos casos isso é tratado sem nehuma responsabilidade. Espero que essa morte sirva de lição às equipes.

Um super beijo e obrigado pelo comentário.

Fernando Richter.