sábado, 24 de abril de 2010

Kaká: Pronto para segurar o 'rojão'?

Após 45 dias afastado dos campos de futebol por lesão muscular, Kaká volta ao Real Madrid e contribui com a equipe marcando o gol da vitória sobre o Zaragoza, por 2 a 1.

Que o Kaká é um grande jogador, isso não há como negar, mas o torcedor, e até alguns sites esportivos, chegaram a dizer que o atleta poderia estar se poupando para chegar à Copa do Mundo intacto. O que também não acho que seja algo ruim. Defender a pátria deveria estar à frente de qualquer outra obrigação, mesmo que isso lhe custasse algumas partidas fora de seus clubes pagadores de seus salários. Aliás, os clubes deveriam ser os primeiros a preservar seus craques.

Mas se essa história é verdade ou não, jamais saberemos. O fato é que Kaká entrou muito bem no duelo contra o Zaragoza válido pelo Campeonato Espanhol, calando os críticos, ou pelo menos parte deles.

Minha maior dúvida está mesmo se Kaká aguentará ou não a pressão de vestir a camisa 10 da seleção brasileira, já que é evidente que Ronaldinho Gaúcho não fará parte dos convocados de Dunga.

Não que Kaká seja "pipoqueiro" como já escutei alguns corneteiros de plantão dizerem por aí, mas sim porque ele será a única "estrela a brilhar nesse céu ofuscado". Terá de chamar a responsabilidade inteira para si, sem ter com quem dividir a responsabilidade caso haja algum resultado inesperado por todos. E é justamente aí que não sei se Kaká está preparado. Experiência ele tem, mas seleção brasileira é diferente, e muitas vezes ela é dura e cruel, principalmente com os bons atletas que acabam virando alvo de críticas injustas e culpados por todo fracasso de um conjunto.

Ronaldinho Gaúcho, além de ter recuperado o bom futebol, jogando no Milan, ele seria mais um para dividir o centro das atenções. Além do mais, não sinto segurança no rendimento físico de Kaká. Há quem diga, inclusive, que ele está com um sério problema em um dos joelhos e que só não operou até hoje por medo de perder a vaga na Copa da África. Outro ponto que jamais saberemos se é verdade ou apenas meros boatos.

Independente do qualquer situação, torço muito por Kaká, não só por ser um jogador excelente e exemplar, mas por ser uma pessoa do bem, de berço, que nunca se meteu em nenhuma confusão dentro e fora de campo. E isso tem sido cada vez mais raro no futebol.

Esperamos, também, que ele volte a ser o Kaká que brilhou em 2007 e que foi premiado pela Fifa como o melhor jogador do mundo.

Nenhum comentário: