segunda-feira, 26 de abril de 2010

Quem disse que os injustiçados não comemoram?

Quero homenagear a figura mais xingada do futebol. Geralmente o grande alvo da equipe quando o resultado não é dos melhores. A posição mais ingrata da profissão. E não pensem que estou falando do árbitro.

Hoje, 26 de abril, comemoramos o "Dia do Goleiro". Um data que poderia passar batido aqui nesse blog caso eu não fosse tão vidrado nessa profissão.

Talvez muitos não saibam, mas ou goleiro desde meus 9 anos de idade, quando assisti um jogo do São Paulo em que o Zetti estava ausente - não me lembro por que - e no seu lugar atuava o reserva Alexandre, que faleceu pouco tempo depois em acidente de carro. Nessa partida, Alexandre fechou o gol e fez defesas milagrosas, o que me motivou bastante.

Foi quando passei a ver o São Paulo com outros olhos e analisar o comportamento dos goleiros.

Agradeço a Deus por ter vivido a fase mais gloriosa do São Paulo, na qual o grande Zetti fechava a meta da equipe comandada por Telê Santana. Zetti foi, sem dúvida, o melhor goleiro que vi jogar. E olha que naquela época o Gilmar ainda fazia milagres no Flamengo e o Ronaldo, no Corinthians, praticava defesas inacreditáveis, embora seu comportamento dentro de campo não o ajudava. Sem contar que no sul o Danrlei já despontava como revelação no Grêmio, ou seja, uma década de muitos goleiros bons.

Aliás, nessa mesma década, Taffarel, que foi o grande nome da Copa de 94, não estava bem no Parma (Ita) quando foi convocado pelo técnico Parreira para assumir a camisa 1 da Seleção Brasileira, e foi à Copa como uma das incertezas dessa equipe. Mas durante o Mundial, a história foi outra. Ele representou muito bem não só a Pátria, mas também a profissão de goleiros.

Enfim, fica aqui minha homenagem a todos os goleiros, não apenas os grandes da história do futebol mundial, mas também aos que estão começando, aos amadores e a todos que apreciam essa tão sofrida...

Aproveito o momento para indicar um livro sobre o assunto: Chama-se "Goleiros" do jornalista Paulo Guilherme. Vale a pena ler. Lá você saberá como surgiu a profissão e como ela evoluiu ao longo desses anos.


FOTO: Jogo Beneficente - O destino do cruzamento era o garoto Neymar, que já havia marcado um golaço no primeiro tempo, mas nesse lance consegui interceptar.

Nenhum comentário: