sábado, 17 de abril de 2010

Seleção ou Teimosia?

É impossível falar de Copa do Mundo, ou melhor, de Seleção Brasileira, e não questionar se Ronaldinho Gaúcho deve ou não fazer parte do elenco de Dunga. Sem contar que muito se discute alguns pontos vulneráveis dessa equipe comandada por Dunga:

NO GOL: Deus me livre se algo acontecer com o arqueiro Júlio César. Está muito claro que a topeira, ops, o Dunga deve levar o Doni - sim pessoal, o Doni - para a reserva de Júlio. Imaginem o Doni atuando numa Copa do Mundo. Além de ser um fiasco como jogador, seria também até motivo de gozação.

NA ZAGA: Essa parte eu pulo. Não há o que dizer de Lúcio e Juan. Ainda tem o Luizão que poder ser um quebra-galho de bom nível.

NAS LATERAIS: Esse é um dos problemas. Na direita, Maicon, que ainda não aprendeu a cruzar, ou Daniel Alves, que fez "algumas" partidas boas, mas que não agradou a ninguém, quer dizer, ele agrada, e muito, o comandante da seleção, por incrível que pareça. Na esquerda, Michel Bastos ou Gilberto, os dois muito abaixo do nível de uma seleção brasileira. Para a direita confesso que não sei quem eu levaria, caso fosse técnico da seleção - lembrando que é algo que jamais faria na vida, sem querer menosprezar a tão sofrida profissão. Às vezes sinto falta da garra, da velocidade e da vontade de vencer do Cafú, ou até mesmo de um Cicinho jogando aquele "fino" futebol de 2005. Na esquerda, pode juntar os dois possíveis convocados que não dá metade do André Santos. Até o veterano Roberto Carlos daria mais certo.

NO MEIO-DE-CAMPO: Ferrou! Talvez seja o maior problema da seleção, a começar pelos volantes - Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué e Kléberson. Não vi até hoje uma partida desses quatro jogadores que encantasse o público. Acho , inclusive, que o Hernanes (São Paulo) e o Cristian (ex-Corinthians) merecem uma chance, nem que fosse no banco de reservas.

Na meia, a preocupação é ainda maior. Provavelmente os relacionados serão Ramirez e Júlio Baptista para o "banco" e Kaká e Elano como titulares. Ramirez é um tremendo jogador, mas, assim como muitos, não conseguiu se adaptar ao peso da camisa verde e amarela. Mas pode até surpreender e vale a pena apostar. Júlio Baptista é forte, habilidoso, mas muito lento. Travaria o meio-de-campo. No caso de Elano, ele não é aquele mesmo que jogava no Santos. Deixa muito a desejar, principalmente quando precisa chamar para si a responsabilidade. Já o Kaká, por sinal o homem que deve ficar com a 10, não passa por boa fase física. Seu grande problema é que anda se machucando demais. Há quem diga que ele tem uma séria lesão no joelho que precisa de cirurgia, mas que, por decisão própria, Kaká não opera para não perder sua vaga no time. Já imaginaram se Kaká se machuca pra valer no meio da Copa? quem faria seu papel?

Por isso acho que a presença de Ronaldinho Gaúcho seja fundamental nessa equipe. Além de ter reencontrado o bom futebol no Milan, ele seria mais uma referência, um cara que pode chamar a responsabilidade, independente se Kaká estiver ou não em campo.

Com todo respeito a todos os jogadores da posição, mas, com exceção de Kaká, não troco Ronaldinho Gaúcho por nenhum jogador citado acima.

NO ATAQUE: É possível que a dupla seja Luís Fabiano e Robinho, com Nilmar e Adriano na reserva. Mas seria interessante ver Luís Fabiano e Nilmar atuarem juntos. Um trombador, com raça, artilheiro e o outro habilidoso, rápido e inteligente. Posso parecer louco, mas, assim como Zico, eu apostaria em Neymar fazendo parte do elenco. Está merecendo pelo menos a convocação.

FOTO Ronaldinho Gaúcho: Site do Estadão
FOTO Dunga: Site Abril

3 comentários:

Analina Arouche disse...

Huahuahuahua!!! Ai Fê... parece que o Hexa vai ficar para 2014 (talvez)! rsrsrsrs

Eu acho melhor o Dunga ensaiar um bom coro para voltar da África antes do fim... "Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou.."

Beijo!
Analina.

Fernando Richter disse...

hahaha... Pois é Aninha. Há chance de mais uma vez, como aconteceu em 2006, do Brasil deixar a Copa de forma vergonhosa!

Confio mais em 2014. Provavelmente não teremos o Dunga como técnico.

Unknown disse...

Fernandinho

Tem um selo para você la no Beco do Blues.

Abraço.